O período foi marcado por importantes entregas nas áreas de gestão pública
A Secretaria Municipal de Administração apresentou o balanço das ações realizadas entre janeiro e junho de 2025. O período foi marcado por importantes entregas nas áreas de gestão pública, valorização dos servidores e melhorias estruturais, além da preparação de projetos estratégicos que nortearão os próximos anos da administração.
Entre os destaques, está a aprovação do projeto de lei que institui o auxílio-transporte para estudantes que estudam fora do município, garantindo mais apoio às famílias. Na área de infraestrutura, foi realizada uma reforma emergencial na garagem do Paço Municipal, atendendo a uma demanda antiga de servidores e melhorando as condições de trabalho.
Na gestão de frotas, a implantação de telemetria em 100% dos veículos modernizou o controle e eliminou o uso do diário de bordo manual, gerando economia e mais eficiência. Também foi feita a regularização e baixa de sucatas e bens inservíveis herdados de gestões anteriores.
A área de Recursos Humanos promoveu processos seletivos emergenciais para suprir lacunas nas secretarias de Saúde e Educação, regulamentou a conversão de licença especial em pecúnia, viabilizou redução de jornada para pais de crianças com necessidades especiais e reajustou em até 34% as bolsas de estágio após a substituição do parceiro inadimplente.
Na capacitação interna, mais de 50 servidores participaram de treinamentos voltados às áreas de compras e licitações, com foco na qualificação e eficiência da gestão. Já a Ouvidoria atuou de forma ativa com mais de 300 atendimentos, acolhimento de casos sensíveis e visitas as comunidades.
Entregas previstas para o segundo semestre de 2025
A Secretaria projeta importantes avanços para os próximos meses:
Implantação do trâmite eletrônico e digitalização do Departamento de Expediente; Lançamento da Ouvidoria Itinerante, com presença contínua nos bairros; Publicação do edital, realização das provas e homologação do novo concurso público; Conclusão do leilão de bens inservíveis; Definição de área e projeto básico do novo cemitério municipal; Início das reformas do Paço Municipal, banheiros e ponte do Lago.
Projetos estruturantes até 2028
Com foco em modernização e eficiência, a Secretaria lidera ou apoia projetos estratégicos da gestão, como:
Transformação digital e desburocratização de processos; Construção do novo cemitério municipal; Programa permanente de valorização e capacitação de servidores; Reforma da Rodoviária; Modernização do Aeroporto, com recape da pista e nova estrutura de apoio; Implantação do Almoxarifado Central e Centro de Distribuição; Reestruturação da gestão de frotas municipais.
Avaliação da gestão
O secretário Wilson Barbian destaca que os primeiros seis meses foram dedicados à organização interna e à implantação das bases para uma gestão eficiente, transparente e humanizada. “Estamos criando um ciclo virtuoso: serviços internos mais fortes resultam em atendimento de maior qualidade para o cidadão. A digitalização e o concurso público vão suprir a escassez de pessoas em setores críticos sem aumento de custos fixos”, avaliou.
Amor por Palotina
Em uma mensagem pessoal, o secretário resume o sentimento de quem escolheu viver e servir em Palotina: "Palotina me acolheu. Vim para cá trabalhar e aqui encontrei muito mais do que uma oportunidade profissional. Aqui formei minha família e vi meus filhos crescerem. Palotina é bela, próspera e rica em oportunidades. A comunidade, os amigos sinceros, as atividades que me realizam, as oportunidades que tive, a tradição, a cultura e o convívio fazem de Palotina o lugar que escolhi para viver e construir meus sonhos.”
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