Cerca de 300 indígenas protestam em frente à sede da Polícia Federal de Guaíra, na manhã desta quarta-feira (23). Em imagens disponibilizadas à reportagem é possível ver diversas pessoas na manifestação, além disso há a presença de policiais federais e militares para fazerem a segurança.
Além disso, eles fizeram uma caminhada pela cidade até chegarem à região central de Guaíra.
O PROJETO DE LEI
A reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) que analisaria a proposta sobre demarcação de terras indígenas na terça-feira (22) foi cancelada após diversos atos pelo Brasil contra o Projeto de Lei 490/2007 .
O PL 490/2007, apresentado pelo deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), propõe que seja passado para o Congresso a competência de determinar as demarcações de terras por meio de leis.
Os povos indígenas que protestavam em frente à Câmara dos Deputados, onde ocorreria a votação, enfrentaram resistência da polícia, resultando em confronto no local e, posteriormente, no cancelamento da reunião.
Segundo o Depol (Departamento de Polícia Legislativa), os manifestantes presentes na Câmara lançaram pedras e flechas contra as tropas, que utilizaram bombas de gás lacrimogêneo contra os indígenas.
Informações TV Cultura
![]() |
23/06/2021 Armado e com Hilux furtada, homem morre em confronto com a ROTAM na PR-323 |
![]() |
23/06/2021 Pastor morre em acidente na BR-277 ao voltar de missão após tornado no PR |
![]() |
23/06/2021 BPFRON e PF apreendem mais de setecentos quilos de maconha em Guaíra [VÍDEO] |