Na quarta-feira, dia 13, o Sindicato Rural Patronal irá realizar uma palestra sobre um curso que será realizado em setembro
Palotina – No próximo dia 13, às 8 horas, no Sindicado Rural Patronal, os agricultores de Palotina estão convidados para uma palestra que apresentará um curso que será ministrado a partir de setembro, organizado pelo Sindicato Rural Patronal, FAEP, Senar, Embrapa e Emater.
Trata-se do curso Inspetor de Campo - Manejo Integrado de Pragas, MIPE. O MIPE é uma técnica de manejo que tem como objetivo manter a população de pragas sempre abaixo do nível de dano econômico, para isso o protocolo prevê uma série de estratégias de controle, que inclui o uso de plantas geneticamente modificadas para resistir as pragas, controle biológico utilizando os inimigos naturais das pragas para combate-las e aplicação de inseticidas. Para saber quando é a hora certa de utilizar as estratégias de controle, uma ferramenta indispensável é o pano de batida, através do qual é possível monitorar a presença de pragas e sinais de outros agentes biológicos nas lavouras.
Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural Patronal, Edmilson Zabott, trata-se de uma novidade. “É um projeto que já vem sendo discutido há muito tempo e que agora a FAEP e o Senar juntamente com a Embrapa e Emater, que são dois órgãos que estão ligados diretamente ao campo, vão oferecer aos produtores rurais, esse curso é de longo prazo, mas que é muito fácil e muito simples de fazer, terá início somente em setembro quando a gente vai começar a fazer o plantio da soja e vai terminar quando houver a colheita da soja, porque é um curso de monitoramento de pragas, então vai ter que ser trabalhado durante o cultivo. No dia 13 de julho, aqui no Sindicato, às 8h00, vai vir o pessoal do Senar, da Federação e da Emater para mostrar, fazer a apresentação desse curso e todos os agricultores estão convidados para esta palestra”.
![]() |
10/07/2016
Educação de Terra Roxa garante novos kits escolares para todos os alunos em 2027
Com investimento superior a meio milhão de reais, a Rede Municipal de Ensino já concluiu o processo licitatório e garantiu a aquisição dos materiais |
![]() |
10/07/2016
Jogos equilibrados marcam a última rodada da 1ª fase da Copa do Mundo ATC de Suíço [VÍDEO]
Os jogos aconteceram na sexta-feira, dia 23 |
![]() |
10/07/2016
Dado o ponta pé inicial da 2ª Copa São Camilo Granja Santo Expedito de Futsal [VÍDEO]
Dois jogos foram realizados na sexta-feira, dia 9 |