Ao todo cerca de 3 mil pessoas passaram pelo evento
Palotina – A 14ª edição da Fecitec – Feira de Ciência e Tecnologia, realizada na última segunda-feira, dia 30, no Setor Palotina da UFPR, superou todas as expectativas de participantes e foi coroada de muito êxito e sucesso.
O evento que é aberto ao público tem como objetivo aproximar a comunidade do município, especialmente as escolas, da universidade, contou com 104 projetos em exposição, desenvolvidos por 329 estudantes de escolas e colégios, além de Palotina, de Curitiba, Londrina, Maringá, Toledo, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Francisco Alves, Iporã, Assis Chateaubriand, do Paraná. Também foram inscritos projetos de São Lourenço do Oeste e Rio do Sul, Santa Catarina; de Canoas, Estância Velha e Morro Reuter do Rio Grande do Sul; de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que apresentaram trabalhos com temas ligados a Ciência, Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Inclusão e Sustentabilidade, nas mais variadas áreas do conhecimento como física, química, matemática e biologia.
Segundo informações da coordenação da Fecitec, o evento contou com a visitação de mais de 2.100 alunos de escolas e colégios, tendo um público estimado em 3 mil pessoas que passaram pelo Setor neste dia. Além disso 6 professoras e 55 monitores estiveram envolvidos na organização.
Abertura - Logo cedo, aconteceu a abertura da feira, com a presença do diretor do Setor Palotina da UFPR, Wilson de Aguiar Beninca; da secretária municipal de Educação e Cultura, Elceni Nava Bomfim e das coordenadoras, professoras, Camila Tonezer e Roberta Paulert.
Logo em seguida iniciou a feira com a exposição dos projetos, pela manhã e à tarde, e às 17h00, aconteceu a cerimônia de premiação.
Ainda segundo foi informado ao todo mais de 50 categorias foram premiadas, com destaque para o Prêmio Acipa, Prêmio C.Vale e os cinco melhores colocados do Ensino Fundamental II é Ensino Médio, além da vaga para participar da FEBRACE.
Principais premiação concedidas:
PRÊMIO ENSINO FUNDAMENTAL II
5° lugar - Uso e popularização do cigarro eletrônico e consequências a saúde (Colégio Gabriela Mistral).
4° lugar - Dispensador de alimentos automático para pets (Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, Marechal Cândido Rondon).
3° lugar - Uso de plantas medicinais na fabricação de produtos para prevenção e combate à dengue (Colégio Estadual Santo Agostinho).
2º lugar - Holograma Interativo (Colégio Sesi Internacional, Curitiba).
1º lugar - Avaliação da mortalidade do percevejo-marrom-da soja com a utilização de produtos naturais (Clube de Ciências – Biopark, Toledo).
PRÊMIO ENSINO MÉDIO
5º lugar - Diminuição dos danos ambientais causados por veículos com motor de ciclo térmico, através da injeção direta de hidrogênio como aditivo de queima de combustível (Colégio Bom Jesus Centro, Curitiba/PR).
4º lugar - O segredo da casca: pesquisa científica da farinha da casca do ovo (Escola Estadual de Ensino Médio João Wagner, Morro Reuter – RS)
3° lugar - Desenvolvimento de plásticos biodegradáveis a partir de materiais orgânicos: uma alternativa sustentável aos plásticos convencionais (Colégio Monteiro Lobato de Iporã, Iporã/PR).
2º lugar - Hidrômetro consciente: uma abordagem para o monitoramento eficiente do consumo de água (Instituto Federal do Paraná, Assis Chateaubriand/PR).
1º lugar - Concreto sustém (Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo).
PRÊMIO ACIPA
Projeto Organics – (Bruna Carolina Mertens Kloehn, Matheus Sanches de Freitas Marcelino, Vitória de Oliveira Silva - Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo).
PRÊMIO C.VALE
CATEGORIA AGRÍCOLA - Análise do efeito repelente da casca de mexerica em carunchos (Alice Vonijone Teti; Beatriz Formentini Schmitt, Eduarda Piccin Patel - Colégio Cecília Meireles).
CATEGORIA VETERINÁRIA - Zootecnia terapêutica (Luana Isabeli Skottki; Maria Julia Ferrari dos Santos; Sabrina Rafaelly da Silva Mantoan - Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo)
PRÊMIO FEBRACE
Pomada BioBosa - Uma pomada natural criada para o uso da recuperação de queimaduras de variados graus e avaliação da eficácia da pomada no tratamento de queimaduras (Alex Kaiser Gris; Isabelle Turatti Schlindwein; Roberta Dos Santos Seidenstucker - Colégio Estadual Cívico Militar Barão do Rio Branco).
A Fecitec contou com o apoio do CNPQ e principalmente, da Secretaria da Educação e Cultura e da direção do Setor Palotina da UFPR.
![]() |
05/10/2024
Palco Cultural recebeu diversas atrações durante a Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O Palco Cultural teve diversas atrações nos quatro dias |
![]() |
05/10/2024
Grupo Traia Véia canta para grande público na Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O grupo cantou para milhares de pessoas |
![]() |
05/10/2024
Abertura da 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe reúne diversas autoridades em Maripá [VÍDEO]
O evento aconteceu na sexta-feira, dia 29 |