O evento reuniu 78 ex-seminaristas e padres
Palotina – O município de Palotina realizou no sábado, dia 29 de abril, o 1º Encontro de Ex-Seminaristas e Padres que passaram pelo Seminário São Vicente Pallotti, denominado como “Gratidão”, evento que era para ter acontecido no ano de 2020, mas devido a pandemia do coronavírus foi transferido.
Um total de 78 pessoas, 72 ex-seminaristas que passaram pelo Seminário e seis padres, participaram do encontro que foi coordenado por Mércio Paludo, que frequentou o local, entre 1977 e 1979. Eles vieram dos estados, além do Paraná, de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Abrindo as festividades, no sábado à tarde, um evento especial foi realizado nas dependências do Seminário, aonde inicialmente aconteceu um momento espiritual, depois cada um se apresentou (onde mora, o que faz atualmente e ressaltaram alguma lembrança de sua época no Seminário) e por fim homenagens foram realizadas ao primeiro reitor do Seminário, padre Gervásio Pivetta e seu auxiliar, padre Valmor Righi, também aos professores da época, do Colégio Santo Agostinho e as cozinheiras que também aturam nos anos 70 no local.
Prestigiaram o evento os bispos, Dom Elói Roggia e Dom João Aparecido Bergamasco, da Diocese de Corumbá-MS; além do Provincial, padre Gilberto Antonio Orsolin; vice Provincial, Juliano Dutra e os padres de Palotina, José Battisti, Egidio Trevisan e Jairo Vieira. Ainda no sábado, eles participaram de um jantar de confraternização.
Já no domingo participaram das festividades do padroeiro de Palotina São Vicente Pallotti, no Santuário de Nossa Senhora da Salette.
Segundo informações, mais de 600 jovens frequentaram o Seminário São Vicente Pallotti, nestes 50 anos, de forma gratuita, oriundos do Mato Grosso do Sul, de outros estados e principalmente do Paraná.
Na época muitos seminaristas estudavam no Colégio Santo Agostinho e prestavam serviços à comunidade como catequistas e em sua maioria eram de famílias carentes.
Neste mês de maio o Seminário São Vicente Pallotti, que foi inaugurado em Palotina no dia 10 de maio de 1970, completou 53 anos de existência e tem como objetivo contribuir com a iniciação na formação religiosa de jovens.
O Seminário trabalha em consonância com a Paróquia São Vicente Pallotti e durante esses 53 anos diversos jovens e padres formadores passaram pelo seminário. Muitos dos jovens que iniciaram em Palotina, fizeram a formação no seminário Maior e hoje são padres em paróquias de todo Brasil.
![]() |
10/05/2023
Prefeitos da AMOP vão homenagear Nelson Padovani com Título de Cidadão Honorário do Oeste
Ex-deputado federal, Padovani chegou com a família ao Oeste do Paraná em 1958 vindo de Presidente Prudente (SP) |
![]() |
10/05/2023
Confira as fotos do 4º Trilhão do Lalau que atraiu grande público em Palotina [VÍDEO]
O evento aconteceu no último final de semana |
![]() |
10/05/2023 Venda de passaportes e camarotes da 44ª Expovel inicia nesta quarta |