A programação segue até neste sábado, dia 1º
Palotina – Em março de 1993, após significativo empenho de autoridades do município de Palotina, iniciou-se o sonho de ter o ensino superior em uma universidade pública e de qualidade no interior do Estado. A comunidade palotinense foi determinante na consolidação desse sonho, pois foi necessário suporte, principalmente econômico, para que este desejo se tornasse realidade.
E esse suporte não foi necessário apenas em ocasiões isoladas e específicas e sim de forma contínua, por meio de doações de cotas para aquisição de terrenos, eventos para angariar fundos para compra de materiais e até mesmo para pagamento de professores.
O então Campus Palotina iniciou suas atividades com o curso de Medicina Veterinária. Inicialmente a UFPR possuía 11 servidores e 40 alunos.
O primeiro professor da UFPR em Palotina foi Gilberto Valente Machado que também foi o primeiro diretor do então Campus em 1993, quando ainda as aulas eram feitas no Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo.
Neste ano de 2023 a Universidade Federal do Paraná completa 30 anos em Palotina. O que há três décadas era apenas um sonho repleto de ousadia da população palotinense, concretiza-se atualmente como o maior Setor da UFPR no interior do estado, contando com 8 cursos de graduação, 8 cursos de pós-graduação, diversos projetos de pesquisa e extensão e mais de 2300 profissionais inseridos no mercado de trabalho. Além disso, conta com um grupo de docentes, técnicos e terceirizados de excelência que não medem esforços para que o Setor cresça ainda mais.
Ao longo desses anos, o Setor Palotina passou por diversos desafios que fazem parte do cenário das grandes instituições de ensino superior, os quais, como se sabe, continuarão existindo. Deste modo, a comemoração dos 30 anos reforça que o projeto inicial sonhado em 1992, implementado em 1993 e que hoje é realidade, segue em construção. O comprometimento que existiu desde o primeiro dia com a formação de qualidade permanece, se fortifica e ousa ir além.
Primeira mulher diretora do Setor Palotina
Atualmente, o Setor Palotina conta no cargo de diretora a professora Yara Moretto e como vice-diretor, o professor Alessandro Sato.
Yara Moretto, que desde 2017 faz parte da direção do Setor, dois anos como vice-diretora, 2017/2019 e quatro anos como diretora, 2019/2023, sendo ela a primeira mulher a assumir o cargo.
Para nossa reportagem, Yara relatou o que representa estar à frente desse importante educandário que está comemorando 30 anos. “Representa dedicação, gratidão e respeito por este Setor e por todos que, de alguma forma, contribuíram para que hoje fôssemos um importante Setor dentro da UFPR. Somos também o maior exemplo de expansão bem sucedida, em um Campus fora da sede, e uma instituição que tem gerado desenvolvimento e fortalecimento à cidade de Palotina”.
Yara deixou a sua mensagem pela comemoração dos 30 anos do Setor Palotina. “Desejo que nos próximos anos todos possam valorizar a presença e o importante papel de uma Universidade Pública no interior do estado, pois com ela caminham a produção de conhecimento científico e tecnológico que melhora a vida das pessoas.
Parabéns e vida longa ao Setor Palotina da UFPP”!
Programação
Para celebrar os 30 anos, o Setor Palotina está realizando uma programação especial com atividades comemorativas em reconhecimento e agradecimento a todos que contribuíram para a constituição deste renomado Campus. Dentre elas, destaca-se o jantar dançante e o cerimonial do jubileu com a primeira turma de formandos do curso de Medicina Veterinária, em 1998.
Estão participando das festividades em Palotina, além da diretora do Setor Palotina, Yara Moretto e o vice-diretor, Alessandro Sato, uma comitiva da reitoria da UFPR de Curitiba, composta pelo reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca; a vice-reitora, professora Graciela Bolzon de Muniz, entre outros integrantes.
A programação iniciou na terça-feira, dia 28, com uma mobilização de um grupo de acadêmicos para doação de sangue, em parceria com a Adosp – Associação de Doadores de Sangue de Palotina. Na quarta-feira, dia 29, aconteceu o show cultural Stand Up Gratiluz, com Índio Behn, interpretando o personagem Dra. Rosangela.
Na quinta-feira, dia 30, aconteceu a inauguração simbólica do auditório e em seguida foi realizado o Banho de Lama, com presença da Reitoria, da PRAE e da direção do Setor.
Na sexta-feira, dia 31, aconteceu, almoço comemorativo dos 30 anos, no Restaurante Universitário; também a inauguração da galeria de diretores, visita e foto na galeria de diretores. Estão confirmadas as presenças dos ex-diretores, Gilberto Valente Machado, Ney Moreira, Vinicius Cunha Barcellos e Luciano dos Santos Bersot (local: Sala de reuniões do Seminário).
Às 18h00, aconteceu a cerimônia do jubileu, 25 anos da primeira turma de Medicina Veterinária (local: Auditório do Seminário) e às 20h00, aconteceu o jantar e cerimônia de comemoração dos 30 anos do Setor Palotina, no Avenida Tênis Clube.
![]() |
01/04/2023
Palco Cultural recebeu diversas atrações durante a Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O Palco Cultural teve diversas atrações nos quatro dias |
![]() |
01/04/2023
Grupo Traia Véia canta para grande público na Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O grupo cantou para milhares de pessoas |
![]() |
01/04/2023
Abertura da 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe reúne diversas autoridades em Maripá [VÍDEO]
O evento aconteceu na sexta-feira, dia 29 |