Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
11/11/2021 17:10
Ferramenta desenvolvida por docentes da UFPR auxilia estudantes nas aulas de Matemática

O tabuleiro virtual foi desenvolvido pelo estudante de Licenciatura em Computação Lucas Sônego Candiotto sob orientação do professor Anderson da Silva Marcolino

Palotina - O cálculo mental pode ser considerado uma ferramenta essencial no desenvolvimento de estratégias para a solução das quatro operações. Além disso é um conteúdo de base para a Matemática avançada que será vista no Ensino Fundamental II, Médio e no Ensino Superior. Neste contexto, professores da Universidade Federal do Paraná em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, desenvolveram uma ferramenta virtual para potencializar o conhecimento e desenvolver o cálculo mental.

A ferramenta conhecida como “Tabuleiro do Método Líquen” é utilizada no âmbito do projeto de extensão “Aprimorando o Cálculo Mental no Ensino Fundamental I”, coordenado pela professora Danilene Gullich Donin Berticelli em parceria com a professora Sabrina Zancan, da Universidade Federal de Santa Maria.
O tabuleiro virtual foi desenvolvido pelo estudante de Licenciatura em Computação Lucas Sônego Candiotto sob orientação do professor Anderson da Silva Marcolino.
Trata-se de um tabuleiro virtual com números de 1 até 100, onde aleatoriamente, os alunos recebem peças com determinado número, que deve ser encaixado no tabuleiro.
O professor tem a possibilidade de escolher a quantidade de números no tabuleiro adaptando-o ao nível escolar dos alunos. Também pode escolher se quer que os números apareçam no tabuleiro ou não.
Com o tabuleiro o professor pode trabalhar de forma lúdica e abordar diversos conteúdos matemáticos: sequência numérica, contagem, múltiplos, divisores, números primos, números pares, números ímpares, além de construir a base das quatro operações matemáticas. A vantagem é que o tabuleiro permite ao aluno compreender o conceito ao invés de apenas memorizar fórmulas e macetes.
Algumas escolas do município já estão aplicando em sala e, professores têm relatado que a experiência está sendo muito produtiva.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE