Durante todo o mês de agosto, serão disponibilizados o exame PSA para homens com mais de 40 anos, testes rápidos para todas as idades e a atualização da Carteira de Vacinação.
Maripá - Com o intuito de promover a conscientização e a adoção de medidas voltadas à saúde do homem, a Secretaria de Saúde de Maripá realiza durante este mês a campanha Agosto Azul. Para isso, serão disponibilizados durante todo o mês de agosto, o exame PSA para homens com mais de 40 anos, testes rápidos para todas as idades e a atualização da Carteira de Vacinação.
De acordo com a secretária de Saúde, Marguid Maas Lerner, a campanha visa despertar a importância de se ter uma vida saudável e de fazer os exames preventivos. “Naturalmente, os homens já costumam procurar menos por atendimento em saúde do que as mulheres e isso se intensificou com a pandemia, pois todos ficam apreensivos em ir até um consultório médico ou ao hospital. Mas com o avanço da vacinação e a redução dos casos, é preciso retomar a atenção e realizar os exames, que podem prevenir várias doenças”, explica a secretária.
Indicado para os homens com mais de 40 anos, o PSA é a sigla em inglês para Antígeno Específico da Próstata, que detecta além do câncer, outras doenças da próstata como a prostatite e lesões em geral e é realizado por meio do exame de sangue.
Tanto os PSA quanto os testes rápidos disponíveis para todas as idades devem ser agendados nas Unidades Básicas de Saúde da sede e dos distritos. O agendamento pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
O Dia D de atenção à saúde do homem será no dia 28 de agosto, sábado, com abertura do Centro de Saúde da sede em horário especial.
![]() |
09/08/2021 PRF informa motoristas sobre o início da operação de balsa na BR-272, no Rio Piquiri [VÍDEO] |
![]() |
09/08/2021
Curso de QGIS é realizado pelo Sindicato Rural de Terra Roxa
Curso qualificou nove pessoas |
![]() |
09/08/2021
Secretaria de Educação e Cultura apresenta balanço de ações e investimentos
O trabalho envolveu acompanhamento pedagógico, investimentos em infraestrutura, promoção de eventos culturais e planejamento de novos projetos |