Mais uma vez o município de Palotina se destacou a nível internacional com a participação de dois palotinenses na maior Feira de Ciências Ambientais do mundo
Palotina – Mais uma vez o município de Palotina se destacou a nível internacional com a participação de dois palotinenses na maior Feira de Ciências Ambientais do mundo, em Nova York. No início do mês de maio, o aluno João Pedro Silvestre Armani (Colégio Alfa) e a professora Carlise Debastiani (diretora do Colégio Terra do Saber) foram selecionados para participar da Genius Olympiad, maior Feira de Ciências do mundo, destinada a projetos da área ambiental. É fundada e organizada pela Terra Science and Education e sediada no Rochester Institute of Technology, em Nova York – Estados Unidos. Excepcionalmente neste ano, a Olimpíada ocorreu de forma virtual devido ao contexto pandêmico.
A competição englobou a participação de estudantes e professores de 85 países, totalizando 816 projetos e 1.021 jovens pesquisadores. A avaliação dos projetos ocorreu durante o mês de maio e início do mês de junho por meio de materiais enviados pelos finalistas, como vídeos de apresentação, documentos e relatórios científicos. Durante a cerimônia de premiação, ocorrida no dia 12 de junho, o trabalho dos palotinenses recebeu destaque.
O projeto intitulado “Application of agroindustrial residues in the combat of the arbovirus-causing mosquito (Aedes aegypti)”, em português, “Aplicação de resíduos agroindustriais no combate do mosquito causador de arboviroses (Aedes aegypti)” se classificou em segundo lugar na premiação geral do evento, a qual continha pesquisas referentes às mais diversas áreas das ciências. Além disso, os palotinenses também receberam uma bolsa de estudos no valor de dezoito mil dólares no Rochester Institute of Technology - RIT (Conceituada universidade em Nova York) e convite para publicação no periódico cientifico International Journal of High School Research.
O trabalho premiado descobriu potentes substâncias e princípios ativos para combater o mosquito da dengue, formulando três soluções inseticidas com efeito letal em ovos, larvas e pupas. Os testes foram conduzidos seguindo a metodologia proposta pela Organização Mundial de Saúde (WHO) e pela FIOCRUZ. Como resultados, altas taxas de mortalidade dos exemplares foram observadas, sendo que, em menos de uma hora após a aplicação dos produtos desenvolvidos, 100% das larvas e pupas haviam sido erradicadas.
Os autores destacam que o trabalho envolveu a participação de inúmeras pessoas e instituições, sendo através do fornecimento de materiais ou de informações, aos quais eles agradecem. O projeto teve o apoio do Setor de Endemias de Palotina, em especial dos supervisores Helena Wiegue e Valdir Alves Júnior, da coordenadora Terezinha Zanetti e das agentes Leoni Arcanjo, Rosalina Bastos e Sônia Silva, assim como dos professores da UFPR, Alessandro Sato, Lucíola Baldan, Dilcemara Zenatti, Roberta Paulert, Cláudia Brazão, Alexandre Pereira e Julião Martinez. Além deles, os palotinenses agradecem à professora Luciana Bonfim, Cotriguaçu, ao LABORTEC, C. Vale, Vinícola Bordignon, Cafeeira Copacol, TresBomm, Carmem Nava, Elza Seleme, Mirtes Benetti, Gládis Bonafim e Andressa Bittencourt.
![]() |
23/06/2021
Palco Cultural recebeu diversas atrações durante a Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O Palco Cultural teve diversas atrações nos quatro dias |
![]() |
23/06/2021
Grupo Traia Véia canta para grande público na Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O grupo cantou para milhares de pessoas |
![]() |
23/06/2021
Abertura da 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe reúne diversas autoridades em Maripá [VÍDEO]
O evento aconteceu na sexta-feira, dia 29 |