Atualmente o projeto Cidade Segura de Palotina conta com 565 câmeras de vigilância
Palotina - O projeto Cidade Segura, desenvolvido em Palotina por meio de parceria entre a Prefeitura, Conselho Comunitário de Segurança e a iniciativa privada, por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) tem apresentado resultados surpreendentes quanto á redução dos índices de criminalidade no município, especialmente redução nos roubos, que chega a 81%, e aumento nas apreensões do tráfico, que chegou a 100%.
Atualmente o projeto Cidade Segura de Palotina conta com 565 câmeras de vigilância disponibilizadas pelo poder público em parceria com o setor privado, tanto na área comercial, residencial e áreas rurais do município.
Um dos principais objetivos do projeto é realmente tornar a cidade mais segura, tendo em vista que são inúmeras câmeras, que fazem com que os indivíduos repensem na hora de cometer qualquer tipo de delito, pois certamente serão vistos e acompanhados por toda a cidade.
Outro ponto importante é a identificação das placas dos veículos. As câmeras capturam as imagens, o programa faz a leitura das placas e verificam se o número possui queixa de roubo ou furto. Em um estágio mais avançado, será possível identificar se possui débitos ou bloqueio judicial. Também através do programa poderá ser feito ainda o reconhecimento facial das pessoas e monitoramento dos locais onde passaram, facilitando ainda mais o trabalho de órgãos de segurança na hora de identificar suspeitos de crimes.
A tecnologia usada no projeto Cidade Segura tem sido uma ferramenta indispensável no êxito do trabalho das forças policiais, segundo informa o tenente Franco da Polícia Militar afirmando que o uso desta ferramenta tem sido fundamental no atendimento das ocorrências.
Proporcionalmente, Palotina é a primeira cidade do País em número de câmeras por habitante: são 59 câmeras por habitantes. O número é bem superior à segunda cidade do ranking, Capivari do Sul, no Rio Grande do Sul, com 113 câmeras por habitante e o terceiro lugar, a cidade de Butiá, também no Rio Grande do Sul, com a proporção de 159/equipamentos per capita.
Qualquer pessoa ou empresa pode disponibilizar as imagens de suas câmeras de segurança para o projeto Cidade Segura de forma totalmente gratuita. Para saber mais sobre o projeto e como aderir, acesse: http://palotina.cidadesegura.com.br.
![]() |
06/05/2021
Palco Cultural recebeu diversas atrações durante a Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O Palco Cultural teve diversas atrações nos quatro dias |
![]() |
06/05/2021
Grupo Traia Véia canta para grande público na Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O grupo cantou para milhares de pessoas |
![]() |
06/05/2021
Abertura da 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe reúne diversas autoridades em Maripá [VÍDEO]
O evento aconteceu na sexta-feira, dia 29 |