Agentes comunitários de saúde, de endemias e servidores do departamento de Vigilância Sanitária estão realizando a distribuição de kits em residências, com panfletos informativos
Terra Roxa - A Prefeitura de Terra Roxa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta semana, um trabalho de conscientização sobre a incidência e o combate ao caramujo africano.
Agentes comunitários de saúde, de endemias e servidores do departamento de Vigilância Sanitária estão realizando a distribuição de kits em residências, com panfletos informativos e sal para extermínio do molusco.
O trabalho foi iniciado no bairro BNH, região com maior incidência de caramujos no município. Posteriormente outras regiões de Terra Roxa também vão ser visitadas pelas equipes de saúde.
COMO IDENTIFICAR
O jeito mais seguro de identificar o caramujo é observando sua concha, geralmente apresenta coloração marrom escura com listras esbranquiçadas desiguais e possui um formato espiral cônico.
DOENÇAS TRANSMITIDAS
O caramujo é responsável pela transmissão de meningite e angiostrongilíase abdominal. Os sintomas de meningite são dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios no sistema nervoso. Já a angiostrongilíase causa a perfuração intestinal e hemorragia abdominal (cujos sintomas são dores, febre prolongada, anorexia e vômito).
CONTAMINAÇÃO
A forma mais comum de contaminação acontece através do contato humano com o caramujo em seu rastro de muco, onde é encontrado o verme transmissor das doenças. Higienize os alimentos antes de consumir e descarte legumes e folhas que apresentem partes comidas ou rastros do muco deixado pelo molusco.
Cuidado ao manusear o caramujo em seu extermínio. Utilize luvas ou saco plástico, em seguida coloque os caramujos em um recipiente ou sacola e coloque cal virgem ou sal, antes de descartá-lo em lixeira. Quebrar as conchas e enterrar também é uma maneira de combate.
![]() |
17/11/2018
Prefeitos da AMOP vão homenagear Nelson Padovani com Título de Cidadão Honorário do Oeste
Ex-deputado federal, Padovani chegou com a família ao Oeste do Paraná em 1958 vindo de Presidente Prudente (SP) |
![]() |
17/11/2018
Confira as fotos do 4º Trilhão do Lalau que atraiu grande público em Palotina [VÍDEO]
O evento aconteceu no último final de semana |
![]() |
17/11/2018 Venda de passaportes e camarotes da 44ª Expovel inicia nesta quarta |