Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
22/08/2018 08:25
Conselho da Cidade realiza reunião sobre o Plano Diretor do Município

Foi realizada na segunda-feira, dia 13, na Acipa uma reunião do ConCidade (Conselho Municipal da Cidade)

Palotina - Foi realizada na segunda-feira, dia 13, na Acipa (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina) uma reunião do ConCidade (Conselho Municipal da Cidade) com a presença de membros do conselho, lideranças, integrantes de entidades e instituições do município. Esta reunião assim como as anteriores ocorridas, busca dar transparência e divulgar as ações que estão sendo feitas sobre o Plano Diretor. Outras reuniões deverão ocorrer em Palotina sobre o assunto.
Entre os presentes, estiveram o presidente do Sindicato Patronal Rural, Nestor Araldi; o secretário municipal de Planejamento, Douglas Galvão de Carvalho; a vice-diretora da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Setor Palotina, Yara Moretto e o presidente do OS (Observatório Social), Marcelo Vendrame.
O ConCidade foi criado em junho deste ano, tem como presidente Gerson Araldi, vice-presidente Neyla Seleme e secretário executivo, Marcelo Berticelli Ródio e tem como objetivo dar apoio à fiscalização, acompanhamento, controle de implementação e gestão do Plano Diretor de Palotina. A revisão do Plano Diretor está sendo elaborada por uma empresa especializada na área, pelo acompanhamento do ConCidade e pela equipe técnica da Prefeitura Municipal.
O Plano Diretor é uma ferramenta que planeja as ações do município, para médio e longo prazo, estabelecendo parâmetros de urbanização, saúde, educação, saneamento ambiental, mobilidade e acessibilidade.
De acordo com Gerson Araldi, o ConCidade está realizando algumas reuniões para apresentar à comunidade e lideranças o andamento dos trabalhos do conselho e explicando as diretrizes para a revisão do Plano Diretor do Município. “O Plano Diretor é um instrumento importante de planejamento do município. Tem a função de traçar as diretrizes do que se deseja em termos de zoneamento, dimensão de ruas, ocupação dos lotes, o que é permitido construir entre outras ações. É importante que a população acompanhe e envie sugestões que vão definir a organização e o futuro de Palotina”, destaca Gerson.
Neyla Seleme, vice-presidente do ConCidade, é engenheira civil e diz que o Plano Diretor é um conjunto de leis em que trata o ordenamento físico, territorial e espacial urbano do município. “ O Plano Diretor procura da forma mais democrática possível que a população seja atendida pelos serviços que o município pode oferecer”, destaca Neyla que tem experiência na elaboração e revisão de planos diretores desde a década de 1990.
A engenheira também destaca que Palotina possui Plano Diretor desde 1978 e que de acordo com a lei, as cidades acima de 20 mil habitantes necessitam de um Plano que é revisado a cada dez anos. Para a elaboração do Plano Diretor geralmente são feitas audiências públicas onde toda população é convidada a participar. 

Fonte: Folha da Terra Crédito: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE