Sistema de captação da água da chuva foi construído na Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli
Maripá - A última ação envolvendo o convênio com a Itaipu Binacional encerrado no final de 2017, reforça a necessidade e importância de investimentos em práticas que incentivem o uso sustentável dos recursos naturais. No mês de dezembro, foi realizada a construção de uma cisterna na Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli, para captação e reaproveitamento da água da chuva em atividades que possam substituir a utilização de água potável.
De acordo com o coordenador do Comitê Gestor Municipal do Programa Cultivando Água Boa, Cleiton Manske, o projeto visa estimular a educação e o desenvolvimento da consciência ambiental entre alunos, professores, funcionários e comunidade em geral. “Como gestores do projeto, temos a responsabilidade de incentivar ações que garantam o desenvolvimento sustentável do nosso município. A cisterna implantada na Escola Kuroli é a demonstração prática de alternativas para o aproveitamento da água da chuva, recurso disponível e pouco utilizado diretamente em nossa região”, destaca. Além disso, o projeto também possibilita a redução de gastos com água tratada.
A captação da água da chuva é feita por meio de calhas instaladas no entorno da cobertura da quadra de esportes da escola. A água é transportada por uma tubulação até a caixa d’água, que possui capacidade para armazenar até 20 mil litros. O investimento foi de R$ 27.954,52, custeados com recursos da parceria entre Itaipu e Administração Municipal.
A água armazenada está sendo utilizada para a limpeza da escola em geral, incluindo as salas de aula, salas administrativas, corredores, calçadas e quadra de esportes.
![]() |
14/02/2018 PRF informa motoristas sobre o início da operação de balsa na BR-272, no Rio Piquiri [VÍDEO] |
![]() |
14/02/2018
Curso de QGIS é realizado pelo Sindicato Rural de Terra Roxa
Curso qualificou nove pessoas |
![]() |
14/02/2018
Secretaria de Educação e Cultura apresenta balanço de ações e investimentos
O trabalho envolveu acompanhamento pedagógico, investimentos em infraestrutura, promoção de eventos culturais e planejamento de novos projetos |