Nesta época, é comum a colheita dos viçosos cachos nas parreiras de Palotina e da região Oeste do Paraná
Palotina - O ano novo chegou e trouxe com ele o aroma e o sabor de uma das mais nobres frutas, a uva. Nesta época, é comum a colheita dos viçosos cachos nas parreiras de Palotina e da região Oeste do Paraná. Diversas famílias palotinenses conservam a tradição de produzir uvas e também bons vinhos.
O secretário municipal de Assistência Social, Darcy Gris, é um apreciador de uvas e de vinhos. Darcy costuma participar da tradicional Avaliação de Vinhos Coloniais, que já completou 11 edições em Palotina, uma parceria entre o Município, Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná) e UFPR (Universidade Federal do Paraná) que tem por objetivo destacar a produção local de vinhos num concurso em que os primeiros colocados de cada categoria recebem premiação pelos melhores vinhos.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental, há cerca de 30 produtores no município que participam anualmente do concurso em que técnicos especializados atribuem notas aos vinhos. A bebida produzida em Palotina é referência na região e em outros estados do Brasil, onde é comercializado.
Darcy que além de apreciador procura constantemente se atualizar no assunto: “Além de apreciar o vinho eu costumo ler sobre o assunto, me inteirar das novidades, das variedades de uvas e demais aspectos”, define Darcy.
Gris disse que não produz uvas e sim o vinho, através da compra de uvas oriundas do Rio Grande do Sul e produz cerca de 40 mil litros no ano. Darcy relata que existem variedades de uvas que são propícias para o clima quente da região Oeste, como é o caso das variedades Violeta e BRS Cora, que se adaptam bem na região. “Além das variedades já citadas, existem outras bem tradicionais na região e que os produtores mais utilizam para competir na Avaliação de Vinhos, que são a Niágara Branca, Isabel e Bordô, sendo que todas essas variedades também são utilizadas para fazer excelentes sucos. Vale destacar que os produtores de Palotina já estão se preparando para o concurso deste ano e cada vez se aperfeiçoam mais na produção”, ressalta Darcy.
Benefícios da uva para a saúde
Segundo o especialista em vinhos, Giovani Trindade, a uva possui a frutose, que é facilmente absorvida pelo organismo em relação aos outros açucares, além de ter vitaminas do complexo B e C, sais minerais, ferro e cálcio.
O consumo do vinho de forma moderada também auxilia em problemas cardiovasculares, auxilia na regeneração de células do fígado e rins, melhora a memória, acelera o metabolismo, diminui o stress e previne a depressão. Desta forma, o consumo do vinho está ligado à longevidade.
![]() |
11/01/2018
Palco Cultural recebeu diversas atrações durante a Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O Palco Cultural teve diversas atrações nos quatro dias |
![]() |
11/01/2018
Grupo Traia Véia canta para grande público na Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O grupo cantou para milhares de pessoas |
![]() |
11/01/2018
Abertura da 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe reúne diversas autoridades em Maripá [VÍDEO]
O evento aconteceu na sexta-feira, dia 29 |