O índice de infestação ficou em 4,93%, número considerado alto e de risco pelo Ministério de Saúde
Palotina - A Secretaria de Saúde de Palotina divulgou na última quinta-feira, dia 11, o primeiro LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti), em 2018. O índice de infestação ficou em 4,93%, número considerado alto e de risco pelo Ministério de Saúde, porém dentro da média esperada para esta época do ano.
Segundo a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte, o grande volume de chuvas que ocorreu nos últimos dias contribuiu para o aumento de focos do mosquito. “A população deve estar atenta, pois é necessário combater a o mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus todos os dias, eliminando possíveis criadouros, ou seja, lugares que acumulam água, como por exemplo, baldes, vasos de plantas, sacos plásticos, copos descartáveis, entre outros”, alerta.
Os bairros que apresentaram maior índice foram o Jardim Social, Pioneiro, Centro, Jardim Progresso, Santa Terezinha e Osvaldo Cruz, respectivamente.
“Os focos foram encontrados em diversos tipos de criadouros, mas os campeões são baldes, lonas e pneus”, ressalta Terezinha.
Com o LIRAa, realizado pelos Agentes de Endemias, é possível identificar os principais criadouros do mosquito e a situação de infestação do Município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.
![]() |
17/01/2018 PRF informa motoristas sobre o início da operação de balsa na BR-272, no Rio Piquiri [VÍDEO] |
![]() |
17/01/2018
Curso de QGIS é realizado pelo Sindicato Rural de Terra Roxa
Curso qualificou nove pessoas |
![]() |
17/01/2018
Secretaria de Educação e Cultura apresenta balanço de ações e investimentos
O trabalho envolveu acompanhamento pedagógico, investimentos em infraestrutura, promoção de eventos culturais e planejamento de novos projetos |