A Adosp realizou na terça-feira, dia 11, na Casa da Amizade do Rotary Club, a prestação contas da entidade
Palotina - A Adosp (Associação dos Doadores de Sangue de Palotina), realizou na terça-feira, dia 11, na Casa da Amizade do Rotary Club, a prestação contas da entidade que é referência em Palotina e no Paraná. Pela explanação, a Adosp foi condecorada como o 6º melhor projeto pelo Distrito o qual o Rotary faz parte. Conforme dados da prestação de contas, no Brasil cerca de 1,8% da população doam sangue, o ideal seria de 4%. Em Palotina, conforme dados apresentados, 9,8% da população doa sangue em prol de salvar vidas.
A Adosp foi criada num projeto do Rotary Clube Palotina em 2007, e teve como primeiro presidente o saudoso rotariano Eduardo Lima. A prestação foi acompanhada por vários rotarianos e convidados sendo feita em média a cada 60 ou 90 dias.
O presidente atual da Adosp, Luiz Boldori fez a explanação dos assuntos, mostrando que a associação conta com 2.940 associados e realiza média de 80 doações de sangue por mês. Os doadores são levados até os Hemocentros de Toledo e Cascavel para fazer a coleta. Foram mostrados também depoimentos de pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da entidade. “ A situação financeira da Adosp é muito boa. Recebemos pessoas de outros municípios para conhecer a nossa associação que é referência no Estado. O que precisamos é de um veículo que leve cerca de 18 pessoas com conforto para doarem sangue”, destaca Boldori.
O presidente do Rotary Club Palotina, Thiago Mostachio comentou da importância da entidade no município. “ A Adosp simboliza a solidariedade, a importância em ajudar ao próximo, e doar sangue é um gesto de amor às pessoas”, ressalta Thiago.
A Adosp possui uma Agência Transfusional Eduardo Lima, anexa ao Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, inaugurada em 2012, a qual armazena e estoca sangue em caso de uma emergência em que se precise de sangue.
A Adosp também já realizou em Palotina, duas edições da Corrida Noturna, que além de ser uma competição esportiva, se torna um estímulo para a doação de sangue e a solidariedade.
As pessoas interessadas em doar sangue e ser um associado da Adosp podem ir até a sede da Associação, na Praça Amadeo Piovesan, é lá serão passados os procedimentos para ser um doador. Doar sangue não traz complicações de saúde às pessoas, é um gesto de se doar.
![]() |
24/07/2017
Palco Cultural recebeu diversas atrações durante a Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O Palco Cultural teve diversas atrações nos quatro dias |
![]() |
24/07/2017
Grupo Traia Véia canta para grande público na Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O grupo cantou para milhares de pessoas |
![]() |
24/07/2017
Abertura da 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe reúne diversas autoridades em Maripá [VÍDEO]
O evento aconteceu na sexta-feira, dia 29 |