Palotina tem dois casos confirmados de raiva bovina, na região do distrito de São Camilo e da comunidade de São Pedro Piquiri e ainda mais dois casos suspeitos
Palotina - O veterinário da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) de Palotina, José Carlos Pereira em entrevista à Nova Rádio Cultura na terça-feira, dia 30, disse que há em Palotina dois casos confirmados de raiva bovina, na região do distrito de São Camilo e da comunidade de São Pedro Piquiri e ainda mais dois casos suspeitos.
José Carlos disse que a doença não tem cura, levando os animais a morte com o passar do tempo. A transmissão da raiva bovina é feita pelo morcego do tipo hematófago, podendo transmitir também a outros animais e também pode ser transmitida pela saliva do animal.
A raiva bovina atinge o animal ao ponto de deixá-lo com paralisia nos membros inferiores, presença de espuma na boca e alterações de comportamento, sendo uma doença bastante preocupante nos rebanhos. Para combater o morcego, o mesmo é capturado e aplicado uma pasta, um veneno à base de anticoagulante que é levado para dentro dos abrigos pelos animais capturados. Os morcegos por sua vez ao fazerem sua higiene, lambem o veneno e morrem.
![]() |
03/06/2017 PRF informa motoristas sobre o início da operação de balsa na BR-272, no Rio Piquiri [VÍDEO] |
![]() |
03/06/2017
Curso de QGIS é realizado pelo Sindicato Rural de Terra Roxa
Curso qualificou nove pessoas |
![]() |
03/06/2017
Secretaria de Educação e Cultura apresenta balanço de ações e investimentos
O trabalho envolveu acompanhamento pedagógico, investimentos em infraestrutura, promoção de eventos culturais e planejamento de novos projetos |