Neste mês de maio, mais precisamente no dia 1º, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Terra Roxa comemora 56 anos
Terra Roxa - Criada no dia 1º de maio de 1961 a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Terra Roxa, comemorou neste ano 56 anos de vida neste mês de maio.
Na época, no cenário mundial tínhamos como Papa João XXIII, Bispo diocesano D. Armando Círio, Vigário de Guaíra Pe. Benjamin Miotto, Vigário da Paróquia de Terra Roxa o Pe. Eduardo José Dagiós, como presidente do Brasil Jânio da Silva Quadros, Governador do Paraná Ney Braga, prefeito de Guaíra Vicente Augusto Brilhante, subprefeito distrital Gabriel Gurgel, colonizador da gleba Lucilio D Held, que entregou o documento das quadras para a construção da Igreja, salão e casa paroquial e outras necessidades.
A história - Pe. Eduardo Dagiós, in memoriam, começou a organizar a Paróquia e atender a população que lhe foi confiada. Depois de algum tempo foi nomeado vigário da paróquia Pe. Egídio Calegari. Pegou a transição do Concílio de Trento para o Vaticano II. Pastoralmente foi um gigante, porque atendia a matriz e todas as capelas de então, mais de 70.000 pessoas sozinho, e com muita dedicação e abnegação pastoral. Depois teve a companhia do Pe. Pedro Luís Trevisan, onde juntos desenvolveram um admirável trabalho evangelizador e social no Município.
Como a igreja era pequena e de madeira, Pe. Egídio, grande empreendedor, motivou a comunidade para a construção do patrimônio paroquial, grandioso na época, e teve o aval e resposta dos paroquianos. E construíram junto as três grandes obras: Igreja Matriz, casa e salão paroquial, ambos com dois pisos, tudo ao mesmo tempo. Pe. Egídio foi um braço direito nesta grande realização, pois organizava os mutirões, escalas de trabalhos, e todas as atividades. O grande construtor foi o senhor José Murakami, que aliás, coordenou os trabalhos da reforma radical da Igreja Matriz, para o jubileu. Em poucos anos, o patrimônio estava construído e foi introduzida como padroeira da paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Diversos padres trabalharam em Terra Roxa, como párocos:
Pe. Eduardo Dagiós (1961/1962); Pe. Egídio Calegari (1962/1977); Pe. Ampélio Pedron (1977/1981); Pe. Valdir Alexandre Bisognin (1981/1986); Pe. Wendelino Bender (1986/1990); Pe. Egide Coradini, (1990/1992); Pe. José Vicente do Carmo (1992/1993); Pe. Salvador Tomio (1993/1994-administrador paroquial): Pe. Genuir Marmentini (1994/2001); Pe. Valdir Alexandre Bisognin, (2001/2007); Pe. Carlos Amarante Machado (2007/2010); Pe.Elci Piccin (2010/2011).
Pe. Valdir Alexandre Bisognin, de 2011 até abril de 2013, até seu falecimento no dia 29/04/2013. Depois disso assumiu como Pároco o Padre Milton Munaro que segue à frente da Paróquia atualmente, tendo como Vigário o Padre Lédio Bergamaski.
Outros padres que trabalharam em Terra Roxa:
Pe. Pedro Luiz Trevisan, Pe. Dêncio Ceolin, Pe. José Cancian, Pe. Vitório Mazutti, Pe. Alceu Facco, Pe. Hermogênio Burin, Pe. Romildo Girardi, Pe. Albino Puntel e Pe. Arlindo Schneider. Passaram pela Paróquia diversos padres, nestes 56 anos e todos foram muito importantes para a comunidade, pois imprimiram em espiritualidade Palotina o que fez de nós também uma comunidade Palotina. As diversas pastorais e movimentos nestes 56 anos foram o coração que animaram a espiritualidade e deram este rosto como Igreja regional. Citamos os Marianos, Apostolado da Oração, Catequese, Cruzadinhos, Filhas de Maria, Cursilho, Jovens (JUACRI e MACA), JAIC, RCC., Caminho neo catecumenal, liturgia, MAC, Pastoral Vocacional, Pastoral do Dízimo, da Criança, do Idoso, Infância Missionária, Coroinhas, Grupos de famílias organizados em CEBs, conselhos os mais diversos, seguindo orientação diocesana, enfim, tudo pulsando para que o coração apostólico e evangelizador da Paróquia continue sadio e irradiando seiva vital.
Nestes 56 anos da Paroquia, foi celebrado o Ano Mariano, 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima e 300 anos aparição Nossa Senhora Aparecida.
No dia 2 de maio a Paróquia recebeu o Ícone, Nossa Senhora do Rocio (Padroeira do Paraná) junto com a cruz, sendo recepcionada em uma Missa.
No dia 3 de setembro deste ano de 2017, a Paróquia irá receber a réplica de Nossa Senhora Aparecida, vinda da Aparecida do Norte, que visitará todas as Paróquias, onde tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida, permanecendo em Terra Roxa até o dia 9 do mesmo mês, serão nove dias de visitas e orações, com encerramento às 15h, com a Missa de ação de graças, e logo após, a réplica será levada para a cidade de Vila Nova, Toledo.
![]() |
19/05/2017
Palco Cultural recebeu diversas atrações durante a Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O Palco Cultural teve diversas atrações nos quatro dias |
![]() |
19/05/2017
Grupo Traia Véia canta para grande público na Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O grupo cantou para milhares de pessoas |
![]() |
19/05/2017
Abertura da 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe reúne diversas autoridades em Maripá [VÍDEO]
O evento aconteceu na sexta-feira, dia 29 |