Maripá é um dos o municípios que irá receber as doses da vacina, cuja população alvo é de 1153 habitantes
Maripá - O Estado do Paraná lançou na terça-feira, dia 26, a Campanha de Vacinação contra Dengue. Nesta etapa, o Paraná irá imunizar 500 mil pessoas em 30 municípios, mas é importante ressaltar que a vacina não foi incorporada no calendário básico de imunização do Ministério da Saúde. A Dengvaxia, como é chamada, é a primeira vacina contra dengue disponível nas Américas e produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. É uma imunização recombinante tetravalente, para os quatro sorotipos existentes da dengue. Ela poderá ser aplicada em pessoas de 9 a 44 anos, no entanto, no Paraná foi determinado o público de 15 a 27 anos, que deverá tomar três doses subcutâneas com intervalo de seis meses entre elas.
A escolha dos municípios foi baseada na epidemiologia da doença no Paraná, considerando os municípios com três epidemias ou mais nos últimos cinco períodos, entre 2010 e 2015; incidência atual com corte de 500 casos/100.000 habitantes; número de hospitalização por dengue grave; número de hospitalização por dengue e distribuição etária dos casos de dengue no período atual (agosto de 2015 a julho de 2016) e o eficiente trabalho realizado na vigilância ambiental e epidemiológica dos municípios.
Na 20º Região de Saúde (Oeste do Paraná), o município que irá receber as doses da vacina é Maripá, cuja população alvo é de 1153 habitantes. Dados do último boletim epidemiológico da dengue na região demonstram que Maripá tem 50 casos confirmados da doença, sendo destes 10 importados e 40 autóctones, a incidência é de 688,47 para 100 mil habitantes e o índice de infestação predial apresenta-se em 0,69%.
O município de Maripá tem se esforçado para realizar todo o trabalho da Vigilância em Saúde conforme preconizado nas diretrizes nacionais de combate à dengue, fazendo campanhas educativas, mutirões de limpeza, divulgando os casos, distribuindo folders e demais materiais, aplicando a lei municipal que notifica e multa os proprietários em situação irregular, prestando toda assistência ao doente, no entanto, ainda sofre com epidemias ao longo dos anos.
Na própria bula da vacina, o laboratório informa que a Dengvaxia não protege 100% dos pacientes, no entanto os testes apontaram uma redução de 81% das internações e 93% dos casos graves da doença. A decisão de vacinar a população é uma estratégia a mais para controlar a dengue no Paraná e não substitui os cuidados necessários para o combate ao mosquito Aedes aegypti, como a eliminação de água parada nos criadouros.
A previsão para início da campanha é dia 13 de agosto (sábado), onde as unidades de saúde ficarão abertas o dia todo e seguirá até 31 de agosto. A meta é vacinar 80% do público alvo. Para receber a vacina a pessoa entre 15 e 27 anos (para os menores deverão estar acompanhados dos pais) deverá comparecer a uma unidade de saúde munida da carteira de vacinas, documento de identidade e comprovante de residência (ser morador do Município) preencher um formulário. A vacina também pode ser encontrada nas clínicas particulares.
Mais informações podem ser consultadas no Setor de Epidemiologia na Secretaria de Saúde de Maripá com a enfermeira Sandra Klauck.
![]() |
08/08/2016
Palco Cultural recebeu diversas atrações durante a Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O Palco Cultural teve diversas atrações nos quatro dias |
![]() |
08/08/2016
Grupo Traia Véia canta para grande público na Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O grupo cantou para milhares de pessoas |
![]() |
08/08/2016
Abertura da 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe reúne diversas autoridades em Maripá [VÍDEO]
O evento aconteceu na sexta-feira, dia 29 |