Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
24/11/2015 13:31
Ardefa bate a marca de 34 milhões de embalagens destinadas

34 milhões de embalagens destinadas corretamente e 98% de devolução: estas são as marcas do aniversário de 13 anos da Ardefa - Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas

Palotina – 34 milhões de embalagens destinadas corretamente e 98% de devolução: estas são as marcas do aniversário de 13 anos da Ardefa - Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas, central de recebimento de embalagens de agrotóxicos, com sede em Palotina.
A Ardefa faz parte do Sistema Campo Limpo, que é um programa gerenciado pelo inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e que realiza a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Abrangendo todas as regiões do país, o sistema tem como base o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, indústria, canais de distribuição e poder público, conforme determinações legais, o que tem garantido seu sucesso.
A associação realiza o recebimento em 25 municípios da região, oferecendo aos pequenos produtores a opção de recebimento itinerante, com duas equipes que seguem calendário elaborado e divulgado antecipadamente. Devido ao recebimento itinerante, os pequenos agricultores não precisam se deslocar até a Central em Palotina para devolverem suas embalagens, sendo que eles fazem a tríplice lavagem, armazenam as embalagens e no período de entrega informado, com a Nota Fiscal, vão até os pontos pré-agendados para a devolução nos caminhões.
ARDEFA possui como desafio, manter um percentual mínimo de embalagens contaminadas que são enviadas para incineração. A média das embalagens descartadas atualmente está bem próxima a preconizada pelos órgãos ambientais para o País, que é até 8%.
DESTINAÇÃO - Em 2015 já foram recebidas e destinadas 928 toneladas. As embalagens depois de recebidas, classificadas são processadas, transformadas em fardos que são encaminhadas para recicladoras ou incineradoras, que estão localizadas e vários estado do Brasil. Nessas recicladoras são fabricados vários artefatos e inclusive a própria embalagem.
AGENDAMENTO ONLINE - O inpEV – Instituto Nacional de Processamento Embalagens Vazias – coordena o processo de destinação final e para facilitar, criou opção de Agendamento Online de Devolução Embalagens Vazias. O objetivo da criação dessa ferramenta foi otimização e ganho de tempo, pois é simples, rápido e seguro. O sistema de agendamento pode ser acessado através do link http://www.ardefa.com.br/agendamento.htm.
PROJETO PILOTO - O sistema adotado pela Ardefa é pioneiro no Brasil. Na época que entrou em vigor a Lei 9.974/2000 já existia em Palotina o Projeto Terra Limpa, coordenado pela Sudersha. A Ardefa foi fundada em 10/10/2001 e entrou em funcionamento como Central, no final de 2002, onde passou a realizar o recebimento das embalagens vazias. Foi necessário fazer várias reuniões para que cada elo do processo estendesse o seu papel na lei. "As empresas entenderam que a função delas além de vender o produto seria promover ações para que as embalagens fossem devolvidas, tanto é que hoje recebemos mais de 98% dos que eles vendem".
MANUTENÇÃO DO PROCESSO - O Processo é custeado pelas cooperativas, revendas, fumageiras e o inpEV. Atualmente possui 17 empresas associadas. Conforme legislação os interessados em abrir atividade nesse setor devem firmar parceria com ARDEFA para estar aptos em atuar.
Olívio Meneghel, engenheiro agrônomo responsável Técnico pela Ardefa, diz que Ardefa recebem visitas de várias comitivas, empresas, acadêmicos e instituições, a qual buscam informações e treinamentos sobre funcionamento e destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos, pois Ardefa se tornou referência nesse segmento.
ORGULHO - No ano de 2015 á Ardefa completou 13 anos de atividades, em nome da Diretoria, que atualmente tem como diretor presidente, Ronaldo João Vendrame, que destaca: “ARDEFA e todos os elos que a compõe, estão de parabéns, pelo bom trabalho e ações sincronizadas que nos enche de orgulho, garantindo ao planeta condições seguras para o meio ambiente e principalmente à Saúde Humana, com a destinação correta de mais de 34 milhões de embalagens vazias nestes anos de atuação.”

Fonte: Folha da Terra/Foto: Arquivo Folha da Terra


PUBLICIDADE