O Setor Palotina da UFPR recentemente recebeu um Marco Geodésico que é um ponto, representado por uma estrutura de concreto, que tem a sua posição na superfície da terra definida com precisão
Palotina – O Setor Palotina da UFPR recentemente recebeu um Marco Geodésico que é um ponto, representado por uma estrutura de concreto, que tem a sua posição na superfície da terra definida com precisão. Informações como a latitude, a longitude e a altitude são verificadas com exatidão de milímetros. Essas informações são obtidas através de um aparelho de GPS. Um marco serve como ponto de referência para elaboração de mapas, construção de rodovias, prédios e demais estruturas de engenharia.
O Marco instalado foi construído por iniciativa da professora Alessandra Svonka Palmeiro, do professor Mauricio Guy de Andrade e do acadêmico Herbert Hachmann. Segundo eles, a ideia surgiu da importância e necessidade de um ponto como esse em Palotina.
O projeto prevê que o mesmo seja homologado no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como marco de alta precisão. Quando isso acontecer, estará oficialmente no sistema geodésico brasileiro, tendo os seus dados disponíveis na internet para consulta.
![]() |
10/09/2015
Palco Cultural recebeu diversas atrações durante a Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O Palco Cultural teve diversas atrações nos quatro dias |
![]() |
10/09/2015
Grupo Traia Véia canta para grande público na Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O grupo cantou para milhares de pessoas |
![]() |
10/09/2015
Abertura da 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe reúne diversas autoridades em Maripá [VÍDEO]
O evento aconteceu na sexta-feira, dia 29 |