Sicredi, UFPR e C.Vale organizaram o primeiro encontro, com informações importantes sobre energias renováveis para o setor produtivo
Maripá - Energias Renováveis são fontes naturais que se renovam continuamente na natureza e portanto, são inesgotáveis. Alternativas cobiçadas por todos os setores, em época de aumento nas contas de energia elétrica. “O aumento na conta de energia foi significativo ao ponto de tornar algumas atividades inviáveis e assim não dá para continuar”, diz o associado e produtor, Dorval Conci.
As instituições: Sicredi, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e C.Vale conversaram sobre os impactos locais e atendendo a demanda dos produtores de Maripá, organizaram o primeiro Encontro de Energias Alternativas. O evento trouxe três temas, relacionados, que foram organizados pela equipe de professores da UFPR/setor Palotina: Panorama sobre o Biogás no Brasil; Energia Solar Fotovotaica e o Mecanismo de Compensação; e, Implantação de Energias Renováveis nas Áreas Rurais. “Para a universidade é uma grande oportunidade, pois estamos tratando temas do nosso cotidiano e que podem ser de extrema importância para a cadeia produtiva da região”, avalia o professor doutor, Helton José Alves, que é vice diretor da UFPR/setor Palotina.
A parceria entre as instituições tem o objetivo de unir conhecimento, técnica e viabilidade de recursos para a implantação futura de sistema de energia renovável na região. “Se reunir para conversar sobre alternativas possíveis para melhorar a produção”, diz o engenheiro agrônomo Eduardo Simon, que representa a C.Vale no evento.
O encontro, faz parte da agenda da Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Sicredi, que entre os objetivos, reforça os princípios do cooperativismo para a promoção da sustentabilidade, no tripé: social, ambiental e econômico. “Ao promover esse encontro, a Sicredi vai de encontro as necessidades dos produtores e cumpre o princípio de interesse pela comunidade. Neste evento, a universidade traz o conhecimento sobre o assunto. A C.Vale se integra com a parte técnica e a Sicredi apresenta linhas de financiamento disponíveis para a implantação dos projetos. Essa integração favorece ao associado e a sociedade que busca o desenvolvimento local”, comenta o presidente da Sicredi, Jaime Basso.
Após a exposição dos temas, o momento foi de tirar dúvidas e conversar sobre as possibilidades. Professores, técnicos e colaboradores da Sicredi estiveram à disposição para a análise de casos individuais dos produtores. “Achei muito interessante conhecer novas alternativas para gerar energia e saber que há a possibilidade de implantar para melhorar a minha atividade”, diz o produtor de peixe, Ebelo Zoz. “Fico muito feliz com a iniciativa das instituições em realizar esse primeiro encontro de energias alternativas em Maripá. Coloco a estrutura administrativa a disposição para a continuidade do projeto”, ressalta o prefeito Anderson Bento Maria.
![]() |
12/09/2015
Palco Cultural recebeu diversas atrações durante a Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O Palco Cultural teve diversas atrações nos quatro dias |
![]() |
12/09/2015
Grupo Traia Véia canta para grande público na Festa das Orquídeas e do Peixe [VÍDEO]
O grupo cantou para milhares de pessoas |
![]() |
12/09/2015
Abertura da 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe reúne diversas autoridades em Maripá [VÍDEO]
O evento aconteceu na sexta-feira, dia 29 |