Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral/Região
02/09/2015 23:20
Campanha Agosto Azul contempla grande parte da população masculina maripaense

No mês dedicado à saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde de Maripá por meio da equipe multiprofissional promoveu durante todo o mês de agosto diversas ações

Maripá - No mês dedicado à saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde de Maripá por meio da equipe multiprofissional promoveu durante todo o mês de agosto diversas ações alusivas à Campanha Agosto Azul 2015. Nos anos anteriores, as atividades referentes à campanha aconteciam somente na sede do município. Nesta edição, também foram estendidas para os distritos de Vila Candeia e Pérola Independente, possibilitando a participação da população masculina destas localidades.
Como parte das ações realizadas, o público masculino teve a oportunidade de se ater à importância do exercício físico na promoção da saúde e a qualidade de vida, por meio das palestras educativas ministradas pelo médico especialista em medicina do esporte, doutor Rafael Geiss Santos. Também houve a realização de exames preventivos e atualização de carteira de vacinas, além de testes de HGT (diabetes), aferição de Pressão Arterial, cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea) e agendamento de consultas médicas.
Segundo o médico Rafael Geiss Santos, 75% das enfermidades da população adulta de homens estão concentradas nas especialidades de cardiologia, urologia, saúde mental, gastroenterologia e pneumologia. “É importante que o homem saiba reconhecer um tumor do testículo, identificar e tratar doenças da próstata e reconhecer e tratar a disfunção sexual erétil, por exemplo”, explica. Ele ainda diz que o homem também deve tomar medidas preventivas importantes como: aferir a pressão arterial, realizar o PSA (exame de próstata) e toque retal após os 40 anos de idade, realizar exame de sangue oculto nas fezes após os 50 anos de idade para detecção precoce de câncer de intestino. Adotar uma dieta saudável conjuntamente com exercícios físicos no mínimo 30 minutos cinco vezes na semana também é necessário.
Segundo dados do Ministério da Saúde, as principais causas de mortalidade masculina na faixa etária de 20 a 59 anos de idade no Brasil ocorrem por homicídio e acidentes de transporte. Mas além da violência física, também há outro fator de risco relevante para a saúde do homem: o consumo de tabaco (cigarro, narguilé), álcool e outras drogas que podem causar tumores no aparelho digestivo, no aparelho circulatório e aparelho urinário associados a comportamentos de risco como o sedentarismo e a obesidade.
A Campanha Agosto Azul, realizada no mês de agosto por ser o mês lembrado pelo dia do pais, tem o intuito de mobilizar, conscientizar e promover a saúde do homem maripaense, visando maiores cuidados com a saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Maripá


PUBLICIDADE