Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
09/02/2026 16:17
Campanha da Fraternidade 2026 reflete sobre o direito à moradia digna

A Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela CNBB, traz o tema "Fraternidade e Moradia" e o lema "Ele veio morar entre nós" (Jo 1,14). A iniciativa aborda o direito à moradia digna como expressão da fé cristã, focando na realidade de milhões de brasileiros sem habitação adequada e buscando converter a moradia de mercadoria em direito.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante a Quaresma, como caminho de conversão, solidariedade e compromisso social. Em 2026, ao voltar-se para a realidade da moradia, a Igreja convida todos a construir uma sociedade mais justa, onde ninguém seja excluído do direito de “morar com dignidade”. Seu gesto concreto, a Coleta Nacional da Solidariedade, acontecerá no dia 29 de março.
Segundo informações, a escolha do tema foi motivada por um pedido da Pastoral da Moradia e Favela e acolhida pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep). O lema, ilumina teologicamente o debate, a partir do mistério da encarnação.
Ainda segundo informações, o Brasil enfrenta um déficit habitacional de 6 milhões de moradias, somado a um déficit qualitativo de 26 milhões de residências inadequadas, sem saneamento básico, com espaços superlotados ou estruturas precárias.

Quaresma
A Quaresma é o tempo litúrgico que nos prepara para a morte e ressurreição de Cristo. Neste tempo de preparação penitencial, voltamos nossos corações e mentes para Deus por meio da oração, do jejum e da caridade.
As datas principais da Quaresma, com destaque para a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Ramos, mudam a cada ano, assim como a data da Páscoa.
Neste ano a Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, em 18 de fevereiro e dura 40 dias porque Cristo sofreu no deserto durante 40 dias. Este ano, a Quaresma termina em 2 de abril.
A Quarta-feira de Cinzas sempre ocorre seis semanas e meia antes da Páscoa.
A Páscoa é uma festa móvel, ao contrário de uma data fixa anual. A celebração da Páscoa no domingo seguinte à primeira lua cheia da primavera (21 de março ou depois) remonta ao Concílio de Niceia, em 325.
O Domingo de Ramos, o último domingo da Quaresma, acontece em 29 de março de 2026. Ele simboliza o retorno triunfal de Jesus a Jerusalém após passar 40 dias e noites no deserto. Na missa, celebramos seu retorno e nosso desejo de segui-lo.
A Páscoa será celebrada no domingo, 5 de abril de 2026.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Reprodução


PUBLICIDADE