O trabalho envolveu acompanhamento pedagógico, investimentos em infraestrutura, promoção de eventos culturais e planejamento de novos projetos
Palotina - A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina desenvolveu, ao longo de 2025, uma série de ações estratégicas voltadas à qualificação do ensino, fortalecimento da aprendizagem, valorização dos profissionais e ampliação do acesso à cultura no município. O trabalho envolveu acompanhamento pedagógico, investimentos em infraestrutura, promoção de eventos culturais e planejamento de novos projetos para os próximos anos.
Educação
Entre as principais ações realizadas pela Secretaria de Educação, destacam-se a organização e participação em formações continuadas, a distribuição de materiais pedagógicos e o suporte permanente às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). As equipes também realizaram visitas técnicas de acompanhamento, estudo e monitoramento das unidades escolares, bem como a elaboração de projetos pedagógicos e o acompanhamento de seus resultados.
A Secretaria atuou ainda no monitoramento e orientação das avaliações externas, como CNCA, Avaliação de Fluência, Prova Paraná, Aprova Paraná (5º ano) e SAEB, além do controle das horas de capacitação e emissão de certificados. Também foi oferecido suporte para o uso das plataformas educacionais Iônica, CNCA, Parc e LRCOM, garantindo maior eficiência no acompanhamento da aprendizagem.
Outras ações importantes incluem a organização do atendimento de férias em julho nos CMEIs; a escolha do livro Fofa, do autor Anderson Novello, para alunos da Educação Infantil, além de outros títulos do autor para estudantes do 1º ao 5º ano; a definição do autor do ano para 2026; a realização do concurso “Melhor Mãe do Mundo”; e os encaminhamentos das Oficinas da Linha Ecológica/Itaipu.
Também foram organizados grupos de estudos para professores da Educação Infantil, promovendo a troca de experiências, além da escolha de itens para licitação de compras de brinquedos e outros materiais para as escolas. A Secretaria deu início à documentação para a abertura de um novo CMEI, realizou o chamamento de 10 monitores via Processo Seletivo Simplificado (PSS) e elaborou a abertura de PSS para contratação de 20 professores de 20 horas, 12 professores de 40 horas e 8 merendeiras.
A participação em cursos promovidos pela Amop, Undime e Núcleo Regional de Educação (NRE) também integrou o calendário de ações, assim como a organização da 9ª FLIPA – Festa Literária de Palotina, a participação e organização da Domingueira das Crianças e a realização de círculos restaurativos voltados à saúde mental nas escolas e CMEIs.
Cultura
Na área cultural, a Secretaria promoveu e participou da organização das Domingueiras, oficinas culturais abertas à comunidade palotinense e eventos tradicionais, como o Dia do Pioneiro, celebrado em 3 de dezembro. Também foram realizados festivais como o Canta Palotina, o Femuse, o Festival de Teatro e o Festival de Fanfarras.
A programação cultural contou ainda com apresentações e eventos de dança, música e circo, audição de violinos, show de viola caipira, oficinas de teatro, contação de histórias e visitas guiadas na biblioteca municipal. Feiras de artesanato, exposições e visitas agendadas no Museu também integraram o calendário cultural.
Outro destaque foi a utilização dos recursos da Lei Aldir Blanc para o fomento da cultura no município de Palotina, fortalecendo artistas locais e ampliando o acesso da população às manifestações culturais.
Ações e obras realizadas em 2025
No campo da infraestrutura educacional, importantes obras foram executadas ao longo de 2025. Entre elas, a licitação da reforma da quadra da Escola Municipal Pe. Vitorino Roggia; a reforma das cozinhas das Escolas Municipais Vale Verde e Terezinha Giron Agustini; a abertura de uma nova entrada na Escola Municipal Vale Verde; a adequação do terreno e instalação de um novo parquinho na Escola Municipal Leonardo Da Vinci; e a instalação de parquinhos no CMEI do Lago.
Projetos para 2026
Para 2026, a Secretaria de Educação e Cultura já planeja novos investimentos em infraestrutura escolar, incluindo a reforma da Escola Joaquim Monteiro Martins Franco, da Escola Municipal Celino Rocha de Araújo e da quadra da Escola Monteiro Lobato.
Com esse conjunto de ações, a Secretaria reafirma o compromisso com a qualidade da educação, o bem-estar dos estudantes e profissionais, e o fortalecimento da cultura como instrumento de desenvolvimento social e humano no município.
![]() |
26/12/2025
Sicredi apoia Jipe Solidário e reforça compromisso com inclusão e educação financeira
Evento uniu acessibilidade e aventura em passeios de jipes adaptados e reuniu cerca de 5 mil pessoas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP) |
![]() |
26/12/2025
Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo apresenta resumo das ações de 2025
Muitos cursos e outras ações foram realizadas |
![]() |
26/12/2025
Secretaria de Assistência Social apresenta Relatório Anual de Ações de 2025
A pasta teve um ano de muitas ações |