O evento aconteceu na segunda-feira, dia 29
Palotina - O Setor Palotina da UFPR realizou na última segunda-feira, dia 29, sob a coordenação das professoras Roberta Paulert e Camila Tonezer, a 15ª edição da Fecitec – Feira de Ciências e Tecnologia, evento coroado de muito sucesso e expectativa de participantes e visitantes.
O evento contou com 115 projetos apresentados de 4 níveis escolares, totalizando 35 instituições de ensino, envolvendo 362 alunos expositores de Palotina e de outras 12 cidades do Paraná, de Maripá, Nova Santa Rosa, Marechal Cândido Rondon, Pérola, Terra Roxa, São Miguel do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Altônia, Toledo, Maringá, São José dos Pinhais e Curitiba. Também da cidade de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina e de Dois Irmãos e Estância Velha, Rio Grande do Sul, através da afiliação com a Feira MOSTRACLAK e das cidades de Pedro Gomes e Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Logo pela manhã aconteceu a cerimônia de abertura do evento com a presença do diretor do Setor Palotina, Wilson Beninca; o presidente da Associação dos Amigos do Campus, Selmar Basso; o prefeito Rodrigo Ribeiro; vice-prefeita, Judith Sendtko; a secretária de Educação e Cultura, Marinês Kuki e as coordenadoras da feira Roberta Paulert e Camila Tonezer.
História – Nestas 15 edições da Fecitec – Feira de Ciências e Tecnologia, a feira recebeu um total de 1.313 projetos, que foram apresentados, por colégios e escolas de Palotina, de outras cidades do Paraná e de outros estados e até do Paraguai.
Após uma minuciosa avaliação feita por 72 pessoas, enfim os grandes vencedores nas mais diversas categorias foram conhecidos.
Principais a classificação das principais categorias do evento:
Categoria Ensino Fundamental (anos finais):
1º lugar - Projeto Ecogrimpa - placas de revestimento sustentáveis (Colégio Bom Jesus Centro, Curitiba-PR)
2º lugar - Ciência com Voz de Mulher: Histórias que inspiram (Escola Estadual Tancredo Neves).
3º lugar - O perigo que mora na farmacinha doméstica (Colégio Cecília Meireles).
Categoria Ensino Médio (anos finais):
1º lugar - Projeto Educação emocional masculina: uma via para combater a violência (Colégio Estadual 8 de Setembro, Estância Velha/RS)
2º lugar - Tabela Periódica Inclusiva: Transformando a aprendizagem com criatividade e empatia (Colégio Estadual Santo Agostinho)
3º lugar - Sparke: uma plataforma interativa com realidade virtual no apoio terapêutico de crianças com TEA (Colégio SESI de Referência da Indústria; São José dos Pinhais/PR).
Prêmio Professor Destaque da 15ª FECITEC
Meirieli Nunes Beladeli - (Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo)
Prêmio Destaque C.Vale Categoria Agrícola
A influência da rotação de cultura na melhora da estrutura do solo - (Colégio Cecília Meireles)
Prêmio Destaque C.Vale Categoria Veterinária
Aplicativo para gestão do manejo em piscicultura - [FISH-INOS] App - (Instituto Federal do Paraná, Biopark, Toledo/PR)
Prêmio Destaque ACIPA
Entre Linhas e Notícias: Um Jornal Escolar como Caminho para a Recomposição da Aprendizagem - (Escola Estadual Tancredo Neves)
Prêmio Destaque Nacional
Ecogrimpa – Placas de revestimento sustentáveis - (Colégio Bom Jesus Centro, Curitiba-PR).
![]() |
07/10/2025
ARDEFA: 24 anos de uma história de comprometimento e responsabilidade
A ARDEFA está completando 24 anos colaborando com o meio ambiente |
![]() |
07/10/2025 Reunião do AA – Alcoólicos Anônimos acontecerá na próxima segunda-feira em Palotina |
![]() |
07/10/2025
Abertura da Taça Carolina de Futsal Menores é marcada por uma grande festa [VÍDEO]
Na oportunidade aconteceu o desfile das equipes |