Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
28/07/2025 10:30
Palotina celebra 65 anos e relembra trajetória da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma história de sucesso

Palotina completa 65 anos de emancipação político-administrativa em 2025 e comemora sua trajetória de desenvolvimento econômico e social. O município, localizado no Oeste do Paraná, também é reconhecido por ter sido o ponto de partida para histórias de sucesso. Um dos exemplos mais marcantes é o da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, que se tornou referência no cooperativismo de crédito no Brasil.

A origem da cooperativa remonta ao dia 8 de outubro de 1988, quando 35 associados da então Coopervale (hoje C.Vale) se reuniram para discutir as dificuldades enfrentadas no acesso a produtos e serviços bancários. Na ocasião, nasceu a Credicoopervale (Cooperativa de Crédito Rural Vale do Piquiri), voltada inicialmente para atender os produtores rurais da região.
O primeiro presidente da cooperativa foi Amadeo Piovesan (in memoriam). As atividades começaram de forma modesta em 1989, sob uma escada na sede da Coopervale, com apenas um colaborador cedido pela cooperativa agropecuária. Diretores e conselheiros da C.Vale também atuaram voluntariamente na estrutura da nova instituição.

Apesar das dificuldades iniciais, a Credicoopervale cresceu. Em 1989, foi fundada a Credigel, em Goioerê, e dois anos depois, a Credicoagru, em Ubiratã, ambas inspiradas pelo mesmo modelo cooperativista. Os anos 1990 trouxeram desafios, como a extinção do Banco Nacional de Crédito Cooperativo (BNCC). Para manter o atendimento e a confiança dos associados, colaboradores chegaram a circular de bicicleta pelo comércio local para trocar cheques por dinheiro.
Em 1996, a Credicoopervale passou a integrar o Sistema Sicredi, adotando o nome Sicredi Vale. A mudança marcou o início de uma nova fase de crescimento.

A partir dos anos 2000, a cooperativa deixou de atuar apenas dentro das cooperativas de produção e passou a atender o público em geral, expandindo-se para a região Noroeste do Paraná.
Um marco importante ocorreu em 2003, com a união das cooperativas Sicredi Vale, Sicredi Goioerê e Sicredi Ubiratã. A fusão, aprovada em assembleia pelos associados, resultou na criação da Sicredi Vale do Piquiri, em homenagem ao rio que atravessa a região. A reestruturação triplicou o tamanho da cooperativa e impulsionou sua capacidade de atuação.

Com a conquista da livre admissão de associados em 2006, a cooperativa passou a atender todos os segmentos da sociedade, e passou a se chamar Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Sicredi Vale do Piquiri. Dois anos depois, em 2008, foi implantado o Projeto de Revisão e Padronização Organizacional (PRPO), com foco na estruturação de cargos, funções e fortalecimento da governança.
Em paralelo ao crescimento no Paraná, a expansão também alcançou o estado de São Paulo. Em 2004, foi constituída a Sicredi CIESP ABCD, em São Bernardo do Campo, com 30 empresários do setor industrial vinculados ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.
A cooperativa também se destacou por suas iniciativas de educação cooperativa. Em 2010, foi pioneira na implantação dos programas Crescer e Pertencer no âmbito da Central Sicredi PR/SP/RJ. No ano seguinte, deu início ao programa A União Faz a Vida, em Rancho Alegre D’Oeste, principal projeto educacional do Sicredi.
Em outubro de 2025, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP completará 37 anos de história, com 100 espaços de atendimento e mais de 275 mil associados. Sua área de atuação abrange 43 cidades no Paraná e 8 municípios em São Paulo, incluindo a capital paulista e a região do Grande ABCD.
A trajetória da cooperativa reflete o espírito empreendedor que marca a história de Palotina: uma cidade que, ao longo das décadas, segue sendo berço de iniciativas que transformam realidades.

Nova Sede Administrativa
No dia 9 de outubro de 2023 a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP inaugurou a nova Sede Administrativa. A oportunidade solene contou com a presença de dirigentes de cooperativas da região e do Sistema Sicredi, empresários locais e autoridades políticas regionais, em especial, o Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e a empresária Vanda Riedi, da empresa I.Riedi e Cia Ltda, grande parceira da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP na idealização desse grande projeto.
A nova Sede Administrativa é um espaço moderno, sustentável, que valoriza a história e as pessoas que fizeram parte dela, tudo pensado nos mínimos detalhes para oferecer o que há de mais relevante aos associados.
A construção da nova Sede Administrativa é o resultado do trabalho de muitas pessoas e mostra que, com união, é possível fazer a diferença. De degrau a degrau, a cooperativa espera alcançar patamares cada vez mais altos para continuar transformando a vida dos associados.

O espaço
O espaço de 14.250 m² foi criado pensando nas pessoas, já que, com uma condição ainda melhor de trabalho aos 300 colaboradores da sede, a melhoria se reflete também aos associados. Os ambientes contam com tratamento acústico de piso, além de parede e forro para melhor conforto dos colaboradores, que tem ainda à disposição um amplo auditório para capacitações e treinamentos, salas para reuniões e estações de trabalho individuais.
Desde a concepção, o objetivo foi fortalecer o grande diferencial do cooperativismo de crédito: o relacionamento próximo. O presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso, destaca que fortalecer o lado humano e ter a genuína preocupação com as regiões em que a cooperativa está presente são premissas fundamentais. “Nosso maior propósito é transformar a realidade das pessoas. Além disso, os recursos da cooperativa são todos investidos na própria localidade, o que promove crescimento e inclusão.”
De olho no meio ambiente, foram construídos 1.314 módulos fotovoltaicos. A captação da água da chuva é realizada por meio de uma cisterna de 50 mil litros, com reservatório para água de reuso de 30 mil litros, totalizando a captação de 80 mil litros. O prédio é inteligente, com sistema de automação, iluminação dimerizável para melhor aproveitamento da iluminação natural, e persianas automatizadas de acordo com a posição solar, fornecidas pela estação meteorológica. A irrigação das áreas verdes é automática, com sensor de umidade, e a climatização conta com sistema VRF, que consome menos energia.



PUBLICIDADE