Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
03/06/2025 11:00
Acadêmica do Setor Palotina da UFPR faz intercâmbio em Portugal

 

Palotina - A acadêmica Luiza Carina Bressan, do curso de Ciências Biológicas, realizou intercâmbio acadêmico na Universidade do Minho, na cidade de Braga, em Portugal. Durante quatro meses, a aluna cursou cinco disciplinas do curso de Licenciatura em Biologia Aplicada que complementarão sua grade escolar na UFPR.

O que chamou a atenção da aluna foi que na Universidade de destino, os cursos de graduação têm uma duração menor, de apenas três anos e, por esse motivo, a maioria dos alunos sai direto para um mestrado, ou já faz licenciatura e mestrado integrado, que é uma modalidade de graduação ofertada por lá. Também percebeu que as disciplinas não têm o mesmo nível de detalhamento dos conteúdos daqui, ou seja, são mais abrangentes e o conteúdo é mais geral.
A aluna destaca que a mobilidade acadêmica foi, sem dúvidas, uma experiência incrível do ponto de vista pessoal, considerada uma grande oportunidade de crescimento e amadurecimento. O programa foi a chance de viajar para fora do país pela primeira vez, encarar novos desafios, estar em contato com novas culturas, pessoas, idiomas e de conquistar um pouco mais de independência. Do ponto de vista acadêmico, o intercâmbio foi um excelente período para a troca de conhecimentos e para vivenciar a realidade de estudos de outro país, conseguindo atingir o objetivo com boas notas que enriquecerão o currículo pedagógico. A estadia agregou muito ao aprendizado e expandiu a visão para buscar novas oportunidades durante um mestrado. Através de diferentes ações, buscará incentivar outros alunos a participarem também, explica a futura bióloga.
Aproveitando a estadia na Europa e as horas livres, a Luiza teve a oportunidade de conhecer outras cidades de Portugal (Guimarães, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa) e conheceu outros países como Holanda, Alemanha, Itália, França e Espanha.
O programa juntamente com a comissão setorial formada por quatro Docentes ofereceu todo o suporte com a burocracia e facilitou o contato com a universidade do exterior, além do auxílio financeiro que foi um dos pontos mais importantes para possibilitar esta experiência internacional, com todos os seus desafios.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE