Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
10/03/2025 18:28
Celebrações com imposição das cinzas abrem período da Quaresma em Palotina

Quaresma teve início em Palotina com três celebrações com Imposição da Cinzas

Palotina – A Paróquia São Vicente Pallotti realizou nesta quarta-feira, dia 5, Quarta-feira de Cinzas, a abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, com três celebrações, marcadas pela imposição das cinzas.

Logo pela manhã a Igreja Matriz ficou completamente tomada com a primeira missa, presidida pelo padre José Batistti. À tarde aconteceu a segunda missa e à noite, a terceira missa com imposição das cinzas, ambas também com um a presença de um grande número de fiéis. Também foram realizadas as missas das cinzas no bairro Osvaldo Cruz, na Comunidade Cristo Rei e no distrito de São Camilo, todas à noite.

A Quaresma
A Quaresma surgiu por volta do ano 350 d.C., quando a Igreja decidiu aumentar o tempo de preparação para a Páscoa, que era de três dias, que permaneceram como o Tríduo Sagrado da Semana Santa: Quinta feira Santa, Sexta-feira Santa (Paixão) e Sábado Santo. A preparação para a Páscoa passou, então, a ter 40 dias. Isso aconteceu porque os cristãos perceberam que três dias eram insuficientes para que se pudesse preparar adequadamente tão importante e central evento. Surgia, assim, a Quaresma.

Papa Francisco afirma que caminhar juntos é vocação da Igreja
Foi divulgada, no dia 25 de fevereiro, a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2025 intitulada “Caminhemos juntos na esperança”. Na mensagem, Francisco recorda que “caminhar juntos, ser sinodal, é esta a vocação da Igreja. Os cristãos são chamados a percorrer o caminho em conjunto, jamais como viajantes solitários. O Espírito Santo impele-nos a sair de nós mesmos para ir ao encontro de Deus e dos nossos irmãos, e nunca a fechar-nos em nós mesmos”.
Com o sinal penitencial das cinzas sobre as nossas cabeças, iniciamos na fé e na esperança a peregrinação anual da Santa Quaresma”, escreve Francisco, reiterando o convite da Igreja, mãe e mestra, a “preparar os nossos corações e a abrir-nos à graça de Deus para podermos celebrar com grande alegria o triunfo pascal de Cristo, o Senhor, sobre o pecado e a morte”. “Jesus Cristo, morto e ressuscitado, é o centro da nossa fé e a garantia da nossa esperança na grande promessa do Pai, já realizada n’Ele, Seu Filho amado: a vida eterna”.

Campanha da Fraternidade
Também na oportunidade a Paróquia São Vicente Pallotti, deu início a Campanha da Fraternidade deste ano que tem como tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.
A Campanha da Fraternidade (CF) 2025 nos convida a refletir sobre a urgência de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma ecologia integral que conecta a fé cristã com a responsabilidade socioambiental. No contexto de 10 anos de promulgação da Encíclica Laudato Si’, dos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco, do ano da COP-30 no Brasil e inspirado pelas realidades locais que tanto nos desafiam, a CF 2025 propõe ações que integram espiritualidade, justiça social e o cuidado com o meio ambiente, oferecendo à sociedade caminhos para uma conversão integral.
A Campanha busca promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da terra.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE