Até o momento 24% da obra já foi realizada
Palotina - Depois de muito tempo e idas e vindas finalmente o contorno viário de Palotina está se tornando realidade. Isso porque a C.Vale assumiu as obras que haviam sido paralisadas em 2022 em uma parceria inédita que envolve o Governo do Estado e município. A construção foi retomada neste ano e está sendo executada pela Construtora Castilho, sob gestão da C.Vale. E as obras seguem cumprindo o cronograma, inclusive avançando mais que o esperado. 143 dias após sua retomada, no dia 1º de agosto, o avanço físico dos trabalhos deverá chegar a 24% do total neste mês. A construtora Castilho elevou, em um mês, de quatro para dez pontos percentuais a vantagem na velocidade de execução das obras sobre o planejamento inicial. A previsão era alcançar 14% do total até a interrupção para as festividades de final de ano.
Os 171 operários que atuam nas obras estão distribuídos em três frentes de trabalho. No trecho entre a Avenida Ariosvaldo Bittencourt e a PR 364, para Assis Chateaubriand, estão sendo feitas a terraplenagem, montagem de vigas e construção de bueiro triplo no rio Pioneiro. Na ligação da PR 364 com a PR 182, sentido a Francisco Alves, estão em execução terraplenagem, drenos e bases do pavimento. No trecho entre a PR 182 e a PR 364, para Terra Roxa, estão sendo realizadas escavações e aterros, drenos e bases do pavimento.
O contorno viário é composto por 15,2 quilômetros de pistas, viaduto, trevos e rotatórias ligando Palotina a Assis Chateaubriand, Terra Roxa, Francisco Alves e Toledo. Estão sendo investidos R$ 170 milhões para facilitar o fluxo de entrada e saída de veículos do Complexo Agroindustrial da C.Vale, em Palotina. Na área funcionam um frigorífico de peixes, uma fábrica de rações, incubatório avícola e esmagadora de soja.
Histórico - O contorno viário de Palotina começou a ser construído em 2018 e teve sua liberação à época do então governador Beto Richa. Após a troca de governo houve várias interrupções na construção por conta de problemas com a empresa que era responsável pela execução. As obras foram paralisadas em definitivo quando atingiram cerca de 30% do cronograma. Após isso o governo propôs à C.Vale que concluísse a obra e, como contrapartida, o Estado faria a transferência de créditos de ICMS. “Os créditos serão transferidos pelo Estado do Paraná, o que permite à C.Vale direcionar recursos, ficando responsável pela contratação de empresa para executá-la”, explica Alfredo Lang, reforçando que o investimento é do Estado.
Vale lembrar que a construção do contorno viário é uma antiga reivindicação dos palotinenses que sempre pleitearam a retirada do trânsito de caminhões da cidade.
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