Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
27/02/2023 17:07
Celebrações em Palotina abrem período da Quaresma da Igreja Católica

Quaresma teve início em Palotina com duas celebrações com Imposição da Cinzas

Palotina – A Paróquia São Vicente Pallotti realizou na quarta-feira, dia 22, a Quarta-feira de Cinzas, a abertura da Campanha da Fraternidade e da Quaresma com duas celebrações, marcadas pela Imposição das Cinzas. A Campanha da Fraternidade neste ano de 2023, tem como tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

A Igreja Matriz ficou tomada pelos fiéis, que participaram das missas, pela manhã, celebrada pelo padre José Batistti e à noite pelos padres Egidio Trevisan e Jairo Vieira da Silva Junior do Seminário.

A Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica, em parceria com instituições cristãs desde a década de 1960, no tempo da Quaresma, período de 40 dias que antecede à Páscoa, estimulando espiritualidade, diálogo e ações concretas de solidariedade.
O texto-base da iniciativa é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e passa pelo aval da direção-geral da CNBB.
Criada em 1962, a Campanha da Fraternidade é apresentada todos os anos na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.

Em 1961, três padres, responsáveis pela Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha com o objetivo de levantar fundos para assistir aos pobres. Deram a esta ideia o nome de Campanha da Fraternidade, que foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.
Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema “Fraternidade é repartir” e o lema “Repartir o pão”, no clima do Ano Eucarístico. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Pão para quem tem fome” e agora em 2023, com o tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

 

Oração da CF 2023
Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo,
de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos. Amém.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE