Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
01/12/2022 09:46
Crianças aprendem sobre plantas medicinais na UFPR

A ação aconteceu no sábado, dia 19

Palotina - No sábado, dia 19, um grupo de crianças visitou o Horto Botânico e o Laboratório de Plantas Medicinais da UFPR Setor Palotina.

As crianças que fazem parte do projeto “Leitura lá em Casa”, criado por Aline Marius em 2022, aprenderam sobre as plantas medicinais através da produção de mudas e da coleta de espécies vegetais. As crianças também realizaram atividades educativas percebendo a importância e a grande diversidade das plantas medicinais. Receberam um livro com adesivos e divertiram-se fazendo atividades como labirinto, jogo dos sete erros e de colorir. Também participaram do bingo com o tema das plantas medicinais.

O projeto “Leitura lá em Casa” tem o objetivo de realizar rodízio de livros: aqueles que ficam parados nas prateleiras das casas e ajuda a intensificar o hábito da leitura. Estimuladas pelas mães, as crianças selecionam dois de seus livros preferidos (trabalhando o desapego) e os colocam à disposição dos colegas para as trocas. Estas trocas são realizadas em encontros que acontecem quinzenalmente. Assim, as crianças apresentam as histórias que leram naquele período (trabalhando a desenvoltura em público) e escolhem outros dois livros para levar para casa. Nestes encontros também acontecem atividades psicomotoras que visam desenvolver a leitura, os movimentos corporais, a atenção, a concentração e o respeito aos limites do próximo. É um projeto que vem dando certo com quase 30 famílias interessadas na metodologia, explica Aline Marius que coordena estas ações tão importantes para complementar o aprendizado escolar.

As atividades na UFPR foram finalizadas com a degustação de chá de melissa, erva-cidreira, hortelã, com as trocas dos livros e diversos lanches em um piquenique ao ar livre para aproveitar o dia ensolarado e relaxar. As ações fazem parte dos projetos de extensão com plantas medicinais que acontecem no Setor Palotina há vários anos.

Fonte: Folha da Terra


PUBLICIDADE