Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
26/12/2022 10:16
ARDEFA atinge a marca de 62 milhões de embalagens vazias de agrotóxicos destinadas

Em 20 anos, ARDEFA destina 62 milhões de embalagens para reciclagem

Palotina – A ARDEFA – Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores Defensivos Agrícolas tem sido um exemplo quando o assunto é a destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Neste ano de 2022 a associação tem muito a comemorar, pois alcançou, como parte do sistema Campo Limpo, a marca de 62 milhões de embalagens vazias destinadas nos últimos 20 anos de atuação, em uma ação em parceria com o inpEV.

No ano de 2021 a ARDEFA recolheu e destinou 1.014.978 kg de embalagens vazias e neste ano de 2022, de janeiro a dezembro, 895.612 kg de embalagens foram recebidas. Essa é uma conquista que engloba, além da diretoria e colaboradores da associação, também as empresas associadas e todos os produtores rurais, que fazem parte do elo desse sistema.
Mas a ARDEFA não se restringe somente ao recebimento de embalagens, mas sim, nas realizações de ações de cunho social ligadas ao meio ambiente, envolvendo toda a sociedade dos municípios que fazem parte da área de ação da entidade.
PEA - Um dos exemplos das atividades realizadas neste ano, está o PEA, que aconteceu de junho a agosto, envolvendo as escolas municipais de Palotina, Maripá e Formosa do Oeste, além de uma escola particular, o Colégio Cecília Meireles.
O PEA envolve alunos dos 4º e 5º anos, através de concursos de desenho e redação que neste ano teve como tema “Minha atividade na logística reversa”, presenteando os vencedores com bicicletas e outras premiações.
Um reconhecimento aos trabalhos realizados pela ARDEFA, a Câmara Municipal de Palotina concedeu uma Moção de Aplausos à associação. A homenagem foi proposta pelos vereadores Thiago Mostachio e Eurico Fernandes Barbosa.

Projeto em Maripá - Finalizada no mês de novembro, a ARDEFA se fez presente também, apoiando o projeto denominado “Avaliação de Rios como instrumento de Educação Ambiental”, que é idealizado e executado pela professora Mariza Jung desenvolvido na Escola Leopoldo Kuroli, em Maripá e que envolve alunos do 5º ano C. O evento contou com a participação do professor e doutor em Geografia, Oscar Vicente Quinonez Fernandez, da UNIOESTE. O gerente da ARDEFA, Eliseu Lopes dos Santos, destacou sobre a importância da logística reversa e o cuidado diário com o meio ambiente através da destinação correta das embalagens de defensivos.
Já Daniele Carolina Celant Freitag, assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Maripá, que acompanhou o projeto em todas as etapas do trabalho realizado pelos estudantes, destacou a participação ativa das professoras Adriane Hericks Milani, Juliana Ruhle e Ana Lúcia Guimarães, dizendo que foi gratificante porque demonstraram interesse pelo tema proposto.

Dia Nacional do Campo Limpo - Outra ação de extrema importância e que acontece anualmente, é o evento “Dia Nacional do Campo Limpo”, comemorado no mês de agosto e que reúne representantes da associação e lideranças locais e regionais.
O Dia Nacional do Campo Limpo é um evento criado para comemorar os resultados alcançados pelo Sistema Campo Limpo, sendo idealizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). Essa data celebra a participação dos elos que compõe a cadeia agrícola, agricultores, canais de revenda, cooperativas, indústrias fabricantes e poder público, utiliza-se da logística reversa. A ARDEFA é presidida por Vinicius Livi.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE