No período, 14.522 pacientes foram encaminhados para outros centros para receber atendimento
Palotina – Destacamos nesta edição, o importante trabalho do Setor de Encaminhamentos da Secretaria Municipal de Saúde de Palotina, que é responsável pelo agendamento da maior parte dos atendimentos da Atenção Especializada, especialmente consultas, exames, procedimentos e cirurgias, além do transporte para acesso aos mesmos (gerenciamento dos veículos e das rotas dos motoristas).
Para se ter uma ideia, nos dois primeiros quadrimestres de 2022, ou seja, de janeiro a agosto, um total de 521 viagens foram realizadas e transportadas 14.522 para outros centros, como Curitiba, Toledo, Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, entre outros. Perfazendo uma média de 2,59 viagens por dia e 23 pacientes por viagem.
Os referidos atendimentos são realizados via contratos do município, CISCOPAR (Consórcio Intermunicipal de Saúde) ou via SUS nas referências pactuadas e disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde como Oncologia, Cardiologia, Neurologia entre outros. Dessa feita, o atendimento do paciente pode ser feito no próprio município, em Toledo, Cascavel, Curitiba, Campo Largo, entre outros destinos. Por isso, também a preocupação em organizar a logística: transporte, acompanhante, preparo e instruções de cada agendamento; o que requer da equipe muito jogo de cintura para dar conta de tamanha demanda, documentação e das especificidades de cada agendamento.
Também é no setor de Encaminhamentos que são gerenciados os TFD (Tratamento Fora do Domicílio), agendados pela Secretaria Estadual de Saúde, mas cujo setor instrui o processo e organiza a documentação e viagem do paciente para cada tratamento. Portanto, é um dos setores da Secretaria Municipal de Saúde com maior capilaridade, pois precisa fazer a ponte diretamente com o Consórcio, Secretaria Estadual de Saúde e os prestadores de serviço credenciados.
Neste último ano o setor verificou um acréscimo de 20% nos seus atendimentos em razão da campanha de cirurgias eletivas (OPERA PR) realizada pela Secretaria Estadual de Saúde e que também é organizada pelos agendadores. O Serviço Social que funciona adjunto ao setor, também auxilia diretamente no acesso e informações a todos os benefícios possíveis a serem alcançados pelo cidadão via SUS; além de suporte às equipes de Estratégia Saúde da Família.
Vale ressaltar que além do grande fluxo de pessoas e da variedade de agendamentos diferentes, cada qual com suas especificidades realizados ao mesmo tempo no setor, outro grande desafio enfrentado pela equipe é o absenteísmo, que na atenção especializada tem se mantido entre 20-25% e que prejudica sensivelmente o andamento das filas, gerando re-trabalho e descredenciamento de muitos prestadores. Portanto, é de suma importância que o cidadão assuma seu papel e sua responsabilidade no tratamento, comparecendo no horário agendado e cumprindo as orientações repassadas e sempre que não puder comparecer por motivo devidamente justificado que informe o setor com pelo menos 24h de antecedência possibilitando que outro paciente seja atendido no lugar.
Confira as viagens e pacientes transportados no primeiro e segundo quadrimestres de 2022:
Viagens:
Destino 1º quadrimestre 2º quadrimestre
Toledo 87 99
Cascavel 88 94
Assis Chat. 17 20
Campo Largo 22 17
Curitiba 54 63
Outros 27 33.
Pacientes
Destino 1º quadrimestres 2º quadrimestre
Toledo 3.586 4.592
Cascavel 2.431 2.922
Assis Chat. 35 52
Campo Largo 68 52
Curitiba 294 364
Outros 66 60.
![]() |
07/11/2022
Capitão Aparecido recebe homenagem pelos serviços prestados a Palotina [VÍDEO]
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 |
![]() |
07/11/2022
Arraiá Rock no Pelin atrai grande público e é um sucesso [VÍDEO]
O evento aconteceu no sábado, dia 5 |
![]() |
07/11/2022
Missão tilápia cumprida com sucesso
De tenente do Exército a piscicultor, Pedro Lessa produz um milhão de tilápias por ano |