Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
05/01/2022 11:01
Coordenadora de Saúde revela que 2021 foi um ano desafiador

Nissandra destaca os desafios e conquistas de 2021

Palotina - “O ano de 2021 foi marcado por muitos desafios, mas também por muitas vitórias e aprendizado no setor da saúde. Iniciamos o ano com o anúncio da campanha de vacinação do covid-19, que trouxe alento e esperança. Era como se víssemos a luz no fim do túnel”, revela a coordenadora da Secretaria de Saúde Nissandra Karstem ao receber a equipe do jornal Folha da Terra para fazer um relato sobre os trabalhos realizados pela equipe da Secretaria de Saúde durante o ano de 2021.

Nissandra ressalta que logo que iniciada a vacinação, na época ainda restrita a idosos e profissionais de saúde da linha de frente, em fevereiro, o Brasil foi acometido por uma segunda onda do covid-19, com muitos casos e superlotação do sistema de leitos de referência da covid. Ela comenta que os profissionais da saúde começaram a se deparar com pacientes graves, entubados no Pronto Socorro do hospital municipal Prefeito Quinto Abrão Delazari. “Chegamos a ficar com sete pacientes graves a espera de vagas. Foi nesse cenário que o nosso prefeito Luiz Ernesto como médico, profissional de saúde e principalmente como líder, sensível às necessidades de sua gente, tomou a audaciosa e corajosa decisão de abrir os leitos de UTI. Dia 8 de março de 2021 os leitos de UTI e enfermaria covid de Palotina entraram em funcionamento”, afirma Nissandra ao mencionar que tudo foi um processo gradual à medida que a sociedade organizada nos ajudava a conseguir os equipamentos necessários e o município adotava as providências para compra de medicamentos, insumos e contratação de pessoal. Com esforços concentrados e o apoio da sociedade civil organizada, Palotina colocou em funcionamento, 10 leitos de UTI e 8 leitos de enfermaria. Os números mostraram que com certeza o maior destaque de 2021 no setor de saúde de Palotina foi a implantação dos leitos de UTI. “Até 30 de novembro já haviam sido realizados 402 internamentos em enfermaria e 244 em UTI. Passamos a ser um Hospital regulado, de abrangência regional e a receber pacientes de vários municípios da região oeste do Paraná”, conta Nissandra.

Mas como tudo nessa vida, existe o lado bom e ruim, Nissandra recorda que tiveram que aprender a conviver com as perdas. Pacientes hospitalizados longos períodos, com quadros graves, vivenciando, infelizmente a partida de muitas pessoas. “Tivemos que nos reinventar em vários cenários, também as estratégias de vacinação, locais, tipos de vacinas, calendários foram mudando ao longo do ano, as verdades de hoje já não eram mais de amanhã. 52.335 doses aplicadas em 12 meses de árduo trabalho, longas filas, muita orientação, trabalho incansável de conscientização, muito estudo, leituras de notas técnicas. Conforme a vacinação ia avançando fomos também discutindo a retomada dos atendimentos da Atenção Básica que haviam sido paralisados, as agendas para hipertensos, diabéticos, a puericultura, os exames preventivos e depois, aos poucos, com muito planejamento e com todos os cuidados, os grupos operativos (Saúde Mental, Tabagismo, Caminhadas, Grupo da Dor), as oficinas do CAPS, caminhadas orientadas, atividades das Academias da Saúde (pilates, acupuntura, ioga), o atendimento odontológico, as campanhas preventivas. Tínhamos uma corrida contra o tempo, pacientes crônicos com acompanhamentos atrasados, exames por fazer. Falando em fila e atendimentos por fazer, também houve a retomada das cirurgias eletivas, há 2 anos paralisadas. Muitos pacientes operados no próprio Hospital Municipal, um esforço coletivo de toda equipe em resguardar os atendimentos covid, mas também entender a necessidade e o sofrimento dos que esperam cirurgias e que satisfação ver mais uma vez o nome do Hospital Municipal além de referência covid, contratualizado para Campanha de Cirurgias Eletivas, isso demonstra mais uma vez que, quem quer fazer encontra maneiras”, destaca Nissandra.

A coordenadora de Saúde também ressalta que em meio a tudo isso, também aconteceu o retorno do processo de capacitação e reuniões das equipes para o processo de educação permanente e planejamento. Nissandra comemora também o credenciamento de mais uma equipe de Saúde Bucal, a inauguração do Centro de Terapias com a Clínica de Fisioterapia Municipal e a implantação do Programa Saúde na Hora, com horário estendido no Posto de Saúde Central com atendimento de 12 horas por dia. “As sequelas covid também tiveram atenção especial, e implantamos a estratificação de risco pós covid, com plano de cuidados de acordo com o nível de comprometimento. Experiência essa única e inovadora que recebeu destaque regional, estadual e até mesmo nacional, onde tivemos a oportunidade de apresentar o trabalho para o Estado do Tocantins”, comemora Nissandra.

De acordo com ela, além de todos os trabalhos e atividades realizadas, no ano de 2021, a equipe de Saúde também comemora vários projetos protocolados. “Mas nesse final de ano, o sentimento é de gratidão a todos os colaboradores diretos e indiretos do setor de saúde, a Administração Municipal, a 20ª Regional de Saúde, CISCOPAR, CONSAMU, Conselho Municipal de Saúde, Associação Amigos do Hospital Municipal, a sociedade civil organizada e as comunidades de Palotina pela solidariedade, empatia e parceria. Agradecemos cada gesto de carinho, cada oração e reafirmamos que elas foram fundamentais nos enfrentamentos diários e que a resiliência acumulada em 2021 seja trampolim para novo 2022 que se aproxima. Boas festas e que Deus abençoes a todos!”, finaliza Nissandra Karsten.

Fonte: Folha da Terra


PUBLICIDADE