Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
01/10/2021 14:06
Conselho da Cidade promove conferência com eleição e posse da nova diretoria

Marcelo Ródio foi empossado como presidente para um mandato de três anos

Palotina – Aconteceu na noite de quarta-feira, dia 29, nas dependências da Acipa, a Conferência do Concidade – Conselho da Cidade, que culminou com a eleição e posse da nova diretoria. O então presidente Gerson Araldi, conduziu a reunião e em primeiro plano explanou sobre o Concidade. Em seguida promoveu a eleição da nova diretoria, composta por um presidente, vice-presidente e um secretário. Por fim ela agradeceu seus companheiros de diretoria aos conselheiros que estiveram à frente da entidade nos três anos de seu mandato.

A nova diretoria foi constituída e empossada na oportunidade ficou assim composta; Presidente (Marcelo Ródio); Vice-presidente (Edmilson Zabott), que não esteve presente por motivo de viagem e Secretário (Alessandro Sato).

Além dos membros da diretoria e os conselheiros, prestigiaram o encontro, o presidente da Acipa – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, Neri Leonhardt; presidente da Câmara, Eurico Fernandes Barbosa; vice-diretor do Setor Palotina da UFPR, Alessandro Sato; presidente do Sindicato Rural Patronal, Nestor Araldi; presidente da Sociedade Rural, Jonas Vendrusculo; o presidente do Observatório Social, Mario Locatelli; os secretários municipais, Gelson Barazetti e Lucas Pedron, além de empresários e representantes de entidades do município.

O Concidade surgiu em razão da revisão do Plano Diretor de Palotina, a cerca de 3,5 anos e tem a função de unir as entidades do município, representantes de bairros, das comunidades do interior, dando a oportunidade para que todos participem das decisões que envolvem o futuro do município. As leis que regem o município no que tange, comportamento, estrutura da cidade, como a cidade irá crescer, para que lado irá crescer, se a rua vai ser de 10, 20, 50 metros, se a calçada vai ser larga ou estreita, aonde pode construir estabelecimentos comerciais, tudo isso é regulamentado dentro do Plano Diretor, os costumes, até que horas pode ficar abertos os bares, enfim todos os regramentos do funcionamento da cidade é o Plano Diretor que estabelece.

O então presidente Gerson Araldi sobre a criação do Conselho da Cidade destacou que, “por razão da revisão no Plano Diretor, Palotina constituiu-se o conselho que se chama Concidade, justamente para dar oportunidade para que a comunidade discuta e possa opinar a respeito das decisões, não ficando apenas a cargo do Executivo e do Legislativo Municipal esse trabalho”.
O Concidade é formado por cerca de vinte entidades, rotarys, associações, clubes de serviços, bem como comunidades dos bairros e do interior, que tem representantes do Concidade, sendo que qualquer entidade por indicar membros para a participação no conselho.

Gerson ressalta ainda que se obteve avanços importante com o Plano Diretor, como, a projeção das novas avenidas, também das coletoras que foram ampliadas, muitas foram mapeadas dando sequência ao sistema viário do município, buscando uma melhora para o trânsito para os próximos anos. Outra mudança importante foi nos loteamentos da cidade, sendo adotada a via paisagística que visa preservar as áreas próximas aos rios que existem nos loteamentos, criando um espaço para que a população possa no futuro usufruir, para fazer uma caminhada, prática de exercícios e contribuindo para melhora do ambiente em si da cidade como um todo.

Gerson Araldi, que deixou o cargo, fez questão de agradecer a todos que o apoiaram nestes três anos que esteve à frente como presidente do Conselho. “Primeiramente agradeço a Deus, a sua família, aos conselheiros do Concidade pela confiança depositada em minha pessoa como presidente, a minha diretoria, a Neyla, o Marcelo pelo apoio para que eu pudesse conduzir esse Conselho, a equipe técnica da Prefeitura, secretário de obras e outros, o atual prefeito, Luiz Ernesto, vice Felipe, ao ex-prefeito, Jucenir, que fez a nomeação do meu nome para presidir o Conselho e pela confiança e por acreditar que poderíamos fazer um bom trabalho”.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE