Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
18/05/2021 11:27
Secretaria de Saúde presta atendimento Pós-Covid aos palotinenses

Agora todos os pacientes que contraíram a doença que recebem alta, estão passando por uma avaliação

Palotina – Visando prestar um atendimento especial para pessoas acometidas pela Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Palotina está disponibilizando a todos o atendimento Ambulatório Multidisciplinar Pós Covid. Agora todos os pacientes que contraíram a doença que recebem alta, seja do ambulatório, no Centro de Triagem ou no Hospital Municipal, estão passando por uma avaliação.

Primeiramente é feito uma ficha de estratificação de risco com base nos sinais, sintomas, comorbidades, se o paciente ficou internado ou não, sendo que o atendimento é divido em três fases, conforme a gravidade da doença.

Os pacientes considerados com sequelas leves são encaminhados para o NASF e fazem uma única avaliação multidisciplinar. Então é feito um grupo, eles recebem as orientações da fisioterapeuta, nutricionista, da psicóloga e de um enfermeiro de como irão diminuir os efeitos dessas sequelas.

Os pacientes de risco intermediário, que são os que ficaram internados em enfermaria, que tem outras comorbidades, eles passam por uma avaliação médica que é feita na Central Médica de Especialidades e depois o médico avalia os encaminhamentos e a libera ou pede alguma especialidade de acordo com o caso.
Já os pacientes que sejam de alto risco, que normalmente são os que recebem alta após estarem na UTI, o SAD – Servido de Atenção Domiciliar faz o acompanhamento a domicílio, na casa, com equipe múltipla.

A coordenadora da Saúde, Nissandra Karsten sobre o novo atendimento ressaltou que, “esse atendimento Pós Covid a gente implantou, pois percebemos que muitas pessoas que tiveram a doença ficaram com sequelas e as vezes ficam sem muita assistência e desorientadas”.
Primeiro atendimento - Na última semana foi realizado o primeiro dia de atendimento Ambulatório Multidisciplinar Pós Covid, com dez pacientes que receberam cuidados em saúde.
Esse é um trabalho capitaneado pelo NASF Palotina e que conta com o Centro de Triagem, Hospital Quinto Abrão Delazeri, SAD Palotina e Central Médica de Especialidades.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE