A competição foi sediada na Indonésia, o International Kryative Innovation Award (IKIA 2021)
Palotina - Durante o mês de abril, o estudante João Pedro Silvestre Armani (Colégio Alfa) e a professora Carlise Debastiani (diretora do Colégio Terra do Saber) participaram de uma competição sediada na Indonésia, o International Kryative Innovation Award (IKIA 2021). Devido à pandemia do Covid-19, o evento ocorreu de modo totalmente virtual, envolvendo inventores de diversos países do mundo.
O IKIA é uma olimpíada voltada a jovens inventores objetivando aprimorar a criatividade e a inovação. Para celebrar o Dia Mundial da Criatividade e Inovação (iniciado pelas Nações Unidas), a premiação do evento foi anunciada neste mesmo dia, 21 de abril. Os projetos nela apresentados tinham o objetivo de desenvolver alternativas e apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, meio ambiente, entre outros.
O projeto científico desenvolvido pelos palotinenses, intitulado “Application of agroindustrial residues in the combat of the arbovirus-causing mosquito (Aedes aegypti)”, em português, “Aplicação de resíduos agroindustriais no combate do mosquito causador de arboviroses (Aedes aegypti)”-, recebeu destaque e se classificou como Medalha de Ouro (Gold Medal), trazendo o prêmio para o Brasil.
O trabalho, que atingiu o pódio, utilizou resíduos agroindustriais para descobrir potentes substâncias e princípios ativos para combater o mosquito da dengue, formulando três soluções inseticidas com efeito letal em ovos, larvas e pupas. Os testes foram conduzidos seguindo a metodologia proposta pela Organização Mundial de Saúde (WHO) e pela FIOCRUZ. Como resultados, observou-se altas taxas de mortalidade dos exemplares, sendo que, em menos de uma hora após a aplicação dos produtos desenvolvidos, 100% das larvas e pupas haviam morrido.
Os autores salientam que o projeto englobou diversas etapas e temas, envolveu a participação de inúmeras pessoas e instituições, sendo através de fornecimento de materiais ou de informações, aos quais eles agradecem. O projeto teve o apoio do Setor de Endemias de Palotina, em especial dos supervisores Helena Aparecida Wiegue e Valdir Alves de Matos Júnior, da coordenadora Terezinha Zanetti e das agentes Leoni Rossarolla Arcanjo, Rosalina Bastos e Sônia de Fátima Silva, assim como dos professores da UFPR, Alessandro Jefferson Sato, Lucíola Thais Baldan, Dilcemara Cristina Zenatti, Roberta Paulert, Cláudia Caramelo Brazão, Alexandre Pereira e Julião Martinez. Além deles, os palotinenses agradecem à professora Luciana Bonfim, Cotriguaçu, ao LABORTEC, C. Vale, Vinícola Bordignon, Cafeeira Copacol, TresBomm, Carmem Nava, Elza Seleme, Mirtes Benetti, Gládis Bonafim e Andressa Bittencourt.
![]() |
10/05/2021
Confira as fotos da Palestra Show com Vilson Cechetti em Palotina [VÍDEO]
O evento aconteceu no Clube do Vovô |
![]() |
10/05/2021
Transforme Seu Celular em Oportunidades
As inscrições estão abertas através do link oficial |
![]() |
10/05/2021
ARDEFA realiza evento do Dia Nacional do Campo Limpo para celebrar os resultados [VÍDEO]
O evento aconteceu no dia 18 |