Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
21/03/2021 09:59
Setor Palotina da UFPR completa 28 anos de atividades

Neste mês de março o Setor Palotina da UFPR está completando 28 anos de atividades

Palotina - Há exatamente 28 anos, no mês de março de 1993, o então Campus Palotina da UFPR, hoje Setor Palotina, iniciava oficialmente as atividades acadêmicas no município com a aula inaugural do curso de Medicina Veterinária, proferida pelo então Reitor da UFPR - Universidade Federal do Paraná, Prof. Dr. Carlos Alberto Faraco, realizada no auditório do Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Colombo. Professores de Curitiba vieram a Palotina para ministrar aulas práticas e teóricas.

Uma história de muito progresso, construída por muitas mãos de pessoas determinadas e que tinham um único objetivo, a luta conjunta pela a edificação do Campus Palotina, e com o apoio da comunidade palotinense, comunidade acadêmica e dos políticos da época o sonho se tornou realidade e hoje o Setor Palotina é o maior dos Campi fora de Curitiba.
O Setor oferece oito cursos de graduação: Agronomia, Bacharelado e Licenciatura, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Energia, Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Computação e Medicina Veterinária e sete cursos de pós-graduação (M/D).
Conta com 1644 acadêmicos de graduação, 132 pós-graduandos stricto sensu, 30 pós-graduandos lato sensu, 73 técnicos e 131 docentes, além de estagiários e equipes de terceirizados.
Yara Moretto, atual diretora do Setor Palotina da UFPR, sobre essa história de sucesso, destaca que, “me orgulho de ser a primeira mulher diretora deste Setor e nesta conceituada Universidade”.

Primeira colação de grau
A primeira colação de grau do então Campus Palotina da UFPR, hoje Setor Palotina, do curso de Medicina Veterinária aconteceu em março de 1998, com a sessão solene realizada no Avenida Tênis Clube (ATC).

História - Em 1991, foi criada uma comissão técnica para avaliar a viabilidade de implantação do curso de Medicina Veterinária. A graduação foi escolhida em função da economia da cidade, que circulava principalmente em torno da agropecuária. O termo de cooperação entre a Universidade Federal do Paraná e o município de Palotina para a instalação do Campus foi assinado em 1992. A extensão do ensino superior em Palotina, representou também o início do processo de interiorização da UFPR no estado.
No ano seguinte, 200 candidatos concorreram a 40 vagas ofertadas para o Campus Palotina. Os primeiros vestibulares aconteceram em Curitiba.
Em 2009, a Universidade adquiriu um terreno adjacente, com 145 mil metros quadrados do Seminário São Vicente Pallotti, dobrando a área total. Em 2012, o campus tornou-se o Setor Palotina, passando a ter assento formal nos Conselhos Superiores da UFPR e a participar da divisão do orçamento, com mais autonomia e recursos.

Fonte: Folha da Terra Fotos: Divulgação


PUBLICIDADE