Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
07/03/2021 17:14
Palotina está em alerta com a situação da Covid-19 no município

A falta de leitos de UTIs nos hospitais da região, falta de medicamentos e insumos, entre outros assuntos foram abordados, durante uma reunião

Palotina - Na manhã de quarta-feira, dia 3, aconteceu no gabinete do prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti uma importante reunião envolvendo os órgãos de imprensa tendo como objetivo expor e fazer um alerta sobre a situação crítica em que o setor de saúde se encontra, no que refere-se a situação de enfrentamento à Covid-19. A falta de leitos de UTIs nos hospitais da região, falta de medicamentos e insumos, entre outros assuntos foram abordados.

Além do prefeito Luiz Ernesto, também participaram, a coordenadora do setor de Saúde, Nissandra Karsten e o secretário de Saúde, Silvio Luiz, que expuseram sobre a situação preocupante que está se vivenciando. Os três foram enfáticos em dizer que a população tem que fazer sua parte, tem de colaborar, respeitando as medidas de enfrentamento ao coronavírus, como, usar máscara sempre, fazer a higienização, respeitar o distanciamento e sair de casa somente quando for necessário mesmo.
Segundo informações, o município conta com cinco pessoas entubadas, no Hospital Municipal, à espera de um leito de UTI, além de uma ter conseguido uma vaga em um hospital de Toledo. Outra situação que está acontecendo é a falta de insumos e medicamentos, tanto é que devido da necessidade de se adquirir com urgência medicamentos, pessoas e empresas fizeram a doação de R$ 10.000,00 para comprar os medicamentos. Isso não quer dizer que o município não tenha condições de comprar, mas devido a burocracia, licitação, a demora, e pela urgência de se adquirir, assim foi feito, pelo qual o município agradece aos que fizeram as doações.
Os pacientes que estão entubados consomem muita medicação, o que tem aumentado o consumo.
Em sua fala Nissandra Karsten, pediu para as pessoas que não precisam sair, que fiquem em casa e que quem precisa trabalhar que siga as orientações. Segundo ela, todos os dias depare-se com pessoas que não tem informação, que ainda não seguem as orientações preventivas, paciente usando pulseira de isolamento indo em supermercado, no banco e até no posto de saúde, essa falta de consciência está custando vidas.
Nissandra destaca que o Hospital Municipal está com três pacientes entubados e que um quarto deverá ser entubado. “O hospital municipal nunca ficou com quatro paciente entubados em toda sua história. Nós não temos equipe, não temos insumos, está faltando oxigênio, estamos recolhendo torpedos de todas as residências, das unidades básicas de saúde, porque temos dificuldade em recarga. Precisamos entender que esse momento é delicado, e como eu disse, quem não tem condições de colaborar de alguma forma, que reze, reze por quem está trabalhando, reze pelos pacientes, pelas famílias que estão aguardando, porque infelizmente não vamos sair tão rapidamente.
Segundo informações hoje existem cerca de cem pacientes aguardando vagas na região e até normalizar essa situação, deverá levar dias, quem sabe muito tempo.
Niisandra fez questão de agradecer a comunidade palotinense, pela força tarefa realizada para arrecadar o valor para compra de medicamentos.

 

Fonte: Folha da Terra Fotos: Celso Becker/FT


PUBLICIDADE