Os dados são do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR)
Maripá - O município de Maripá ocupa a posição 166 no ranking que classifica os municípios mais sustentáveis do Brasil e a 24º posição no Paraná. Os dados são do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), criado pelo Programa Cidades Sustentáveis em uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que avalia o desempenho de 770 cidades do país quanto ao cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Na região Oeste do Estado, Maripá se junta aos municípios de Quatro Pontes, Pato Bragado e Marechal Cândido Rondon entre as 200 cidades mais sustentáveis do país. “Esta é uma posição representativa e que mostra os resultados de um trabalho conjunto para chegarmos a uma cidade mais sustentável. Nosso município vem fazendo um trabalho exemplar neste sentido por meio do programa Maripá Sustentável e, aqui, cabe destacar a grande parceria com a Itaipu Binacional para implementar ações sustentáveis em todas as áreas”, ressalta o prefeito Rodrigo Schanoski.
Como destaques, Maripá atingiu integralmente o ODS 7: Energia Limpa e Acessível, garantindo a todos os domicílios o acesso à energia elétrica; e o ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis, atendendo toda a população urbana com a coleta seletiva e de resíduos sólidos.
SOBRE O IDSC - O IDSC-BR é uma ferramenta que pretende gerar um movimento de transformação nas cidades brasileiras. A intenção é orientar a ação política municipal, definir referências e metas com base em indicadores de gestão e facilitar o monitoramento dos ODS em nível local. Desse modo, o índice apresenta uma avaliação dos progressos e desafios dos municípios brasileiros para o cumprimento da Agenda 2030.
![]() |
30/03/2021
Capitão Aparecido recebe homenagem pelos serviços prestados a Palotina [VÍDEO]
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 |
![]() |
30/03/2021
Arraiá Rock no Pelin atrai grande público e é um sucesso [VÍDEO]
O evento aconteceu no sábado, dia 5 |
![]() |
30/03/2021
Missão tilápia cumprida com sucesso
De tenente do Exército a piscicultor, Pedro Lessa produz um milhão de tilápias por ano |