Na oportunidade mais dois internos do CARTA foram graduados
Palotina – O CARTA - Centro de Apoio Reabilitação e Terapia ao Dependente Químico que existe há 32 anos em Palotina e foi fundado no mês de agosto de 1988 é referência para o Paraná e até para o Brasil, pela sua organização e pelo sucesso. Segundo informações, até então aproximadamente 3 mil dependentes químico (álcool e droga), já passaram pelo local e destes cerca de 600 se recuperaram após os nove meses de tratamento interno. Atualmente o centro de recuperação conta com 22 internos, de 13 cidades do Paraná e até do Paraguai, sendo elas: Palotina, Toledo, Cascavel, Medianeira, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Assis Chateaubriand, Altônia, Umuarama, Terra Roxa, Maringá, Serranópolis do Iguaçu e Ciudad Del Este, no Paraguai.
Domingo festivo
Como é de costume, no primeiro domingo de cada mês o CARTA promove um dia festivo com visitas dos familiares e amigos dos internos. No último domingo, dia 7, a reportagem do Folha da Terra esteve presente e acompanhou a programação que culminou com a graduação de mais dois internos, que cumpriram o período estabelecido para recuperação, 9 meses de tratamento, um de Palotina e outro da cidade de Assis Chateaubriand.
A programação do domingo contou, pela manhã com a realização de um culto, ao meio dia foi servido um delicioso almoço, preparado com muito carinho pelo Grupo de Cursilho de Assis Chateaubriand. A tarde os internos encenaram uma peça teatral que contou a história de um jovem viciado em bebida que após receber apoio da família, principalmente de sua mãe, foi internado justamente no CARTA para o tratamento. Foi uma bela apresentação que atraiu a atenção de todos os presentes.
O sistema interno do CARTA, que é uma entidade extremamente organizada, é muito rígido e tem uma programação diária de trabalho, momentos de oração e também de descontração.
Semanalmente a casa tem uma programação com atividades diversas. No período da manhã os internos realizam as tarefas diárias, na área de piscicultura, aves, gado leiteiro, na horta e trabalhos internos.
No período noturno acontecem várias atividades. Na segunda-feira tem ensaio de teatro, na terça-feira é realizado o estudo bíblico com Dr. Mário Pizzato, na quarta-feira estudo de passos com o Ronaldo, na quinta-feira fazem tarefas diversificadas e na sexta-feira os internos assistem filme, acompanhado da tradicional pipoca.
Após 6 meses de tratamento, o dependente internado no CARTA passa a ter uma semana por mês liberada para passar com seus familiares, chamada de momento de ressocialização, que o interno possa ir se ambientando novamente com suas famílias e com o cotidiano fora da casa.
Diretoria
Atualmente o CARTA conta com uma diretoria composta por sete membros, voluntários, que não recebem salários pelo trabalho que é realizado em prol da entidade.
Atualmente o CARTA tem como presidente o advogado, Dr. Mário Pizzato; vice-presidente, Odilo Cremonese; secretário, Lauri Busanelo; vice-secretário, Dariu Perreira; tesoureiro, Luiz Carlos Migueli; vice-tesoureiro, Delmindo de Carli e coordenador, Ronaldo Morandi.
![]() |
15/02/2021
Capitão Aparecido recebe homenagem pelos serviços prestados a Palotina [VÍDEO]
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 |
![]() |
15/02/2021
Arraiá Rock no Pelin atrai grande público e é um sucesso [VÍDEO]
O evento aconteceu no sábado, dia 5 |
![]() |
15/02/2021
Missão tilápia cumprida com sucesso
De tenente do Exército a piscicultor, Pedro Lessa produz um milhão de tilápias por ano |