O decreto estabelece quarentena parcial de duas semanas para atividades consideradas não essenciais nos municípios localizados na Macrorregião Oeste
Em correspondência encaminhada na tarde desta quinta-feira, dia 2, ao governador Ratinho Jr. e ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, o prefeito de Matelândia e presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Rineu Menoncin (Texeirinha), relatou as dificuldades que parte dos municípios da região Oeste estão enfrentando por conta do Decreto 4942/2020.
O decreto estabelece quarentena parcial de duas semanas para atividades consideradas não essenciais nos municípios localizados na Macrorregião Oeste, que reúne as cidades do Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná.
No documento, a Amop reconhece os esforços do Governo do Estado no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Reafirma também um pedido antigo: a necessidade de instalação de mais leitos de UTI e de enfermarias para conter o avanço da enfermidade.
Entretanto, a Amop leva ao conhecimento do governador situações individualizadas, elencadas por pelo menos 26 municípios da região, e expressadas através de ofício, que levam em conta a realidade de cada cidade.
São relatos que apresentam as mais diversas origens e fundamentações para o abrandamento dos efeitos do Decreto, tornando explícita a realidade de casos confirmados e suspeitos em cada cidade, bem como as políticas próprias de contingenciamento e combate à proliferação da doença e argumentações locais de cada COE.
Algumas cidades, por exemplo, alegam que não há o registro de casos suficientes para um fechamento mais abrangente da economia, especialmente neste período de transição de mês, onde a atividade econômica ocorre com maior intensidade. O prejuízo financeiro com uma paralisação de maior proporção, nestas circunstâncias, não se justifica pela reduzida quantidade de casos.
![]() |
03/07/2020
Aposta do Ceará fatura sozinha mais de R$ 158 milhões na Mega-Sena
Próximo concurso deverá sortear cerca de R$ 45 milhões |
![]() |
03/07/2020
Nova diretoria da Acipa é empossada em noite festiva [VÍDEO]
Adir Meinerz assume comando da ACIPA em evento festivo |
![]() |
03/07/2020
Missas com imposição das cinzas marcam o início da Quaresma em Palotina [VÍDEO]
Duas missas aconteceram na Igreja Matriz |