Desde sua concepção inicial, no dia 20 de março, até a presente data, vários desafios tiveram que ser vencidos para consolidar este projeto
Palotina - No mês de março, decorridas algumas semanas do início do surto de coronavírus no país, uma equipe de professores, técnicos administrativos e de laboratório, funcionários terceirizados e alunos do Setor Palotina da UFPR formaram uma força tarefa para a produção de álcool etílico para higienização das mãos. Desde sua concepção inicial, no dia 20 de março, até a presente data, vários desafios tiveram que ser vencidos para consolidar este projeto.
A produção ocorre em laboratório totalmente equipado e dedicado para esta finalidade, a partir de procedimento e rotina pré-estabelecidos. Depois de produzido, o álcool segue para a linha de envase. Após o envase, por segurança, o produto passa por quarentena de 72 horas, para então ser enviado para o controle de qualidade final. Estando nos conforme, é distribuído para uso.
O modelo desenvolvido em Palotina é bastante completo e tem sido adotado em outros Campus da UFPR, além de outras instituições e empresas do estado e do país. Para garantir toda essa cadeia há uma equipe composta por especialistas em química, biologia, microbiologia, virologia, computação, engenharia, economia e gestão, trabalhando com uma imensa vontade de colaborar nas ações de contenção do vírus SARS-CoV-2 no Município de Palotina.
O projeto deve continuar pelos próximos meses, acompanhando o cenário nacional de ações preventivas. A higienização das mãos configura uma das principais medidas de contenção da propagação do vírus. Interessados em contribuir para a continuidade do projeto há um canal de doação por intermédio do Rotary Club de Palotina Pioneiro.
O professor Rodrigo Sequinel, um dos responsáveis pela produção, conta que a produção já chegou aos 350 litros, encaminhados para órgãos como a Secretaria de Saúde do município de Palotina, o departamento penitenciário, a Associação Comercial e entidades beneficentes. “Dentre as ações ainda estão sendo aguardadas novas demandas da Secretaria da Saúde, bem como as demandas do Conselho Tutelar e da Casa Lar. Além disso, estão sendo estudadas ações de maior abrangência para essa fase de transição do funcionamento do dia-a-dia do Setor Palotina e da cidade de Palotina”, explica.
Outras ações – A diretora do Setor Palotina da UFPR, Yara Moretto, destaca que outras ações têm sido desenvolvidas na universidade. “Uma delas a produção de máscaras faciais 3D. Nós temos uma impressora 3D que está sendo utilizada para produção dessas máscaras de proteção dos nossos trabalhadores da saúde que estão à frente nessa batalha. Além disso vai iniciar a produção de máscaras em tecido, que agora através do decreto municipal tem-se a obrigatoriedade do uso de máscara. E uma outra atividade ainda que é um pouco mais demorado, nós estamos em processo, pois envolve o credenciamento de um dos nossos laboratórios junto ao Lacem, para a realização dos testes da Covid, mas isso ainda está em processo, mas pode ser que nós também consigamos auxiliar nos testes para essa doença.
Mais uma ação que está por iniciar nesta semana que é o serviço de orientação que provavelmente irá ser realizado pelos residentes de Medicina Veterinária sobre prevenção Covid e também os principais sintomas. É bom salientar que nós estamos tendo todo apoio da sociedade e da Reitoria para realizar essas ações”, frisa.
![]() |
21/04/2020
Confira as fotos da Palestra Show com Vilson Cechetti em Palotina [VÍDEO]
O evento aconteceu no Clube do Vovô |
![]() |
21/04/2020
Transforme Seu Celular em Oportunidades
As inscrições estão abertas através do link oficial |
![]() |
21/04/2020
ARDEFA realiza evento do Dia Nacional do Campo Limpo para celebrar os resultados [VÍDEO]
O evento aconteceu no dia 18 |