Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
29/04/2020 15:06
Professores do Setor Palotina produzem protetores faciais para profissionais da saúde da região

UFPR de Palotina está fabricando protetores faciais para ajudar no combate ao coronavírus

Palotina – O Setor Palotina da UFPR está mobilizado para a produção de protetor facial (face shield), um dos equipamentos de proteção individual (EPI) usado por profissionais de saúde em hospitais durante a pandemia do novo coronavírus.

Os professores Luciano Caetano de Oliveira e Adriana Ferla de Oliveira, do Departamento de Engenharias e Exatas do Setor Palotina da UFPR, são os responsáveis pela produção do equipamento de proteção na região.

Até na última semana 150 protetores faciais haviam sido confeccionados no Setor, sendo que desses, 90 foram destinados para o Campus da UFPR e hospitais de Toledo; 30 foram enviados para o Hospital Moacir Micheletto de Assis Chateaubriand, 10 foram entregues para a Secretaria de Saúde de Palotina e mais algumas foram destinadas para o uso interno no Setor Palotina, para pessoas que trabalham no laboratório na fabricação de álcool gel e outros.
Inicialmente o Setor Palotina contava com uma impressora 3D para a confecção dos protetores faciais, mas desde o dia 13 de abril, passou a contar com mais uma, disponibilizada através do Ministério Público. A capacidade de produção diária das duas impressoras é de 12 a 20 peças.

De acordo com o professor Luciano, a matéria prima e os recursos utilizados para a confecção do material foram com fontes próprias e doações feitas por instituições externas. “Nesse momento de dificuldade, deixamos de lado as ideologias, opiniões e nos juntamos para pensar em quem está trabalhando na linha de frente, enquanto estamos na quarentena”, destaca.
A fabricação desses protetores faciais (face shield) representam mais uma ação, dentre tantas desenvolvidas pela UFPR – Universidade Federal do Paraná, no combate à Covid-19, em prol da sociedade de Palotina e da região.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Divulgação


PUBLICIDADE