Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
21/03/2020 19:17
Campanha de vacinação contra a gripe inicia na segunda-feira para idosos e trabalhadores em saúde

Nesta primeira etapa que inicia na segunda-feira, tem o público alvo, os idosos e os trabalhadores em saúde

 

Palotina - Devido a pandemia provocada pelo coronavírus, doença infecciosa que vem se espalhando por todo mundo, o Governo Federal resolveu antecipar a campanha de vacinação a influenza (gripe), que terá início nesta segunda-feira, dia 23.

PRIMEIRA ETAPA
A campanha deste ano foi dividida em três etapas, a primeira que inicia na segunda-feira, dia 23, tendo como público alvo, idosos, com idade acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. O município de Palotina conta com 3.566 idosos e cerca de 500 profissionais da área de saúde.

Segundo a enfermeira, Maristela Barbieri, para essa primeira etapa, que justamente envolve os idosos, a Secretaria Municipal de Saúde irá fazer um trabalho especial de vacinação, aonde, além de todas as unidades de saúde, alguns pontos especiais de vacinação foram montados, visando evitar a aglomeração e risco dos idosos dentro da unidade básica de saúde.

No Centro de Saúde a vacinação acontecerá na antiga sala da vigilância, sendo que foi montada uma barraca na frente do Posto para as pessoas aguardarem para serem direcionadas para a sala.

Duas unidades, chamadas extra murro, postos especiais de vacinação, estarão recebendo o público alvo dessa primeira etapa de vacinação. Uma localizada no bairro Pioneiro, na Escola Leonardo Da Vinci, aonde uma equipe estará pronta para fazer a vacinação e uma outra no bairro Cohapar, na Escola Municipal Celino de Araújo, anexo ao Zardo.

Nas demais unidades, todas terão barracas no lado de fora e pessoas organizando a fila para entrar no posto de saúde para evitar aglomeração.

Todas as unidades já receberam as vacinas e estão prontas para iniciar a vacinação. O horário de atendimento será das 08h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h30.

A enfermeira Maristela Barbieri relata que, “o tempo vago no início da manhã e no final da tarde é justamente para as equipes organizarem as salas, higienizar e repor os materiais”.

SEGUNDA ETAPA
A segunda etapa iniciará no dia 16 de abril e terá como público alvo: Professores das escolas públicas e privadas; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

TERCEIRA ETAPA
A terceira etapa, com início no dia 9 de maio, contemplará: Crianças com menos de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas; Povos indígenas; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos com medidas socioeducativas; População privada de liberdade; Funcionários do sistema prisional; Adultos de 55 a 59 anos de idade.

A campanha, que estava prevista para começar só em abril, foi antecipada com objetivo de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o #coronavírus.

Fonte: Folha da Terra Crédito: Arquivo Folha da Terra


PUBLICIDADE