Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
14/02/2020 14:39
Secretaria de Saúde convoca população para campanha de vacinação contra Sarampo e Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde de Palotina estará desenvolvendo no próximo sábado (15/02) o “dia D” vacinação contra Sarampo e atualização do esquema vacinal contra febre amarela para pessoas com faixa etária entre 05 a 59 anos.

Ressalta-se que a vacinação contra Sarampo dos adultos jovens de 20 a 29 anos, que é a faixa etária mais acometida pela doença no Estado, será indiscriminada, ou seja, todas as pessoas já vacinadas devem receber mais uma dose da vacina. Para as demais idades, de cinco a 19 anos e dos 30 a 59, a vacinação é seletiva, onde somente será vacinada a pessoa que nunca recebeu a dose ou que esteja com esquema vacinal incompleto.

Segundo enfermeira Maristela R. Barbieri do Departamento de Vigilância em Saúde a situação do sarampo no Estado do Paraná é preocupante, visto que até o presente momento, 831 pessoas possuem diagnóstico confirmado para doença e 1.653 em investigação. Também é importante informar que o Brasil registrou 15 óbitos por sarampo no ano de 2019. Diante deste cenário, há necessidade da união de esforços para a manutenção de boas coberturas vacinas, sendo essa a única estratégia de prevenção e controle da doença.
Em relação à febre amarela, houve uma mudança no esquema vacinal onde se incluiu uma dose de reforço para crianças.
O “dia D” será realizado em todos os postos de saúde das 08 as 17h e as pessoas que buscarem pelo atendimento devem apresentar o cartão de vacinação, documento pessoal e cartão SUS.

Sarampo – é uma infecção viral, altamente contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa por via aérea, através da fala, espirro, tosse e respiração no período de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após. Pode acometer todas as faixas etárias, com mais gravidade em crianças e pessoas portadoras de doenças crônicas. O vírus pode levar a complicações respiratórias e neurológicas podendo levar a óbito. Os sintomas incluem febre alta, acompanhada de tosse, olhos vermelhos, nariz escorrendo ou entupido evoluindo cerca de quatro dias com manchas avermelhadas no corpo que iniciam na face e posteriormente se espalhando no corpo todo.

Febre amarela – desde 2019 há confirmação da circulação do vírus da febre amarela no Paraná e estudos indicando que em breve passará a circular na região oeste do Estado, podendo haver casos em pessoas não vacinadas. A febre amarela é considerada grave e com alto índice de mortalidade.

Fonte: Assessoria


PUBLICIDADE