Bolsa
IBOVESPA
|
Câmbio
Dólar |
Euro |
Peso Arg |
Ouro (onça) |
Geral
06/01/2020 23:10
Palotinense recebe prêmios no Brasil e no exterior em eventos científicos no ano de 2019

O estudo foi apresentado pela primeira vez na Feira de Ciências e Tecnologia de Palotina de 2018

Palotina - O estudante do Colégio Alfa, João Pedro Silvestre Armani, ex-aluno do Gabriela Mistral, orientado pela professora Carlise Debastiani, atualmente diretora da Escola Terra do Saber, desenvolveu o projeto científico intitulado “Revestimentos Comestíveis na Pós-colheita de Laranjas (Citrus Sinensis)”, ou traduzido para o inglês, “Edible Coatings in the Post-harvest of Oranges (Citrus Sinensis). Este trabalho visa a conservação de frutos utilizando a quitosana e a cera de abelha, objetivando substituir o uso de defensivos agrícolas que causam inúmeras doenças e contaminação do meio ambiente.

O estudo foi apresentado pela primeira vez na Feira de Ciências e Tecnologia de Palotina de 2018, recebendo o 1º lugar geral e credenciamento para a maior feira do Brasil, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2019, em março. Neste evento nacional, recebeu-se três prêmios, sendo um deles o mais esperado e o maior da Feira, a viagem para a maior Feira do Mundo, a INTEL ISEF. Além deste, os palotinenses receberam o 2º lugar em Ciências Agrárias e Certificado de Excelência em Apresentação da ABRITEC (Associação Brasileira de Incentivo a Ciência e Tecnologia).
No mês de abril, o projeto foi selecionado como um dos cem melhores projetos da Google Science Fair, a Maior Feira de Ciências Online do Mundo, recebendo além do reconhecimento, produtos da Google.
Em maio, ao apresentar seu projeto na INTEL ISEF – Intel International Science and Engineering Fair em Phoenix- Arizona, Estados Unidos, Carlise e João conseguiram o prêmio de 3º lugar na categoria Botânica (Third Award in Plant Sciences), dentre mais de 1.800 projetos de todo o mundo.
No mês de julho, o aluno e a professora, juntamente com os outros alunos premiados no Estados Unidos, foram recebidos pela Embaixada Americana e pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em Brasília para serem homenageados e participarem da Festa do Independence Day. Ainda na capital do Brasil, conversaram com os deputados objetivando mostrar as conquistas na Ciência brasileira.
Ainda no mês de julho, a dupla participou da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a maior festa científica da América Latina, e da Mostra Nacional das Feiras de Ciências, representando a FEBRACE, a FECITEC e a Ciência paranaense. Neste evento que aconteceu em Campo Grande - MS, conquistaram o título de Projeto Destaque em Ciências Biológicas.
Em setembro, o projeto foi apresentado na MOSTRACLAK, no Rio Grande do Sul, aonde conquistaram cinco prêmios: Credencial para a Feria Internacional de Ciencia y Tecnología (CIENTEC) – em Lima, Peru; 1° lugar em Apresentação em Inglês; 1° lugar em Ciências Biológicas; 1° lugar em Relatório Científico e 1° lugar em Diário de Bordo.
Já em novembro, trouxeram o 1° lugar em Criatividade e Inovação da Feciencias, que aconteceu em Foz do Iguaçu, envolvendo alunos argentinos, paraguaios e brasileiros.
Além dos prêmios, é válido ressaltar que o projeto recebeu auxilio dos professores, Mabel Arantes, Alessandro Sato, Eduardo Ballester, Claudia Brazão e Rafael Kracizy, da UFPR- Setor Palotina,e das Teachers Luciana Bonfim, Taís Pozzan e Michele Pellá. “Como dizia Newton, se conseguimos enxergar mais longe, foi porque nos apoiamos em ombros de gigantes. Serei sempre grato a Deus e a todas as pessoas que ajudaram a tornar meus sonhos possíveis, não tenho nem palavras para agradece-las, em especial aos meus pais e a professora Carlise, que me orienta há quatro anos”, disse João.
O estudante também recebeu homenagem feita pela Cotriguaçu que presentou com um álbum de imagens mostrando a sua trajetória desde da Fecitec. Outra homenagem importante foi prestada pela Câmara de Vereadores de Palotina. Por indicação do vereador José Pasqualotto, o estudante recebeu Moção de Aplausos por ter destacado Palotina em nível nacional e internacional.

 

Fonte: Folha da Terra Fotos: Divulgação


PUBLICIDADE