O município investiu um percentual de 17,80% dos recursos em saúde, ou seja, mais de R$ 7 milhões nos primeiros quatro meses do ano.
Palotina - A Secretaria de Saúde de Palotina realizou a prestação de contas relativas ao primeiro quadrimestre de 2019, na quarta-feira, dia 29, no plenário da Câmara de Vereadores. De acordo com o balanço apresentado pelo contador Ezequias Pereira de Palma, o município investiu um percentual de 17,80% dos recursos em saúde, ou seja, mais de R$ 7 milhões nos primeiros quatro meses do ano.
Quase 2 milhões de medicamentos foram dispensados na farmácia municipal, principalmente de hipertensão, conforme demonstrou a secretária de Saúde, Jaqueline Delai. Mais de 14 mil exames foram realizados, sendo a maioria no laboratório próprio.
Um dos pontos que mais chamaram a atenção durante a apresentação do relatório foi com relação ao número de pacientes faltosos a consultas e exames. Somente nas unidades básicas de saúde houve 1.785 faltas, sendo a maioria 1.097 pacientes nas consultas de odontologia. Também houve 441 pacientes que estavam ausentes nas consultas e exames encaminhados para especialidades no Ciscopar. “Isso é ruim, pois acaba tirando a vaga de outros pacientes que estão a um bom tempo na fila esperando por uma consulta, ou mesmo, um exame. Por isso pedimos encarecidamente que sejam comunicadas as unidades de saúde de referência o quanto antes sobre o não comparecimento no atendimento médico”, ressalta Jaqueline.
A audiência pública contou com a presença do prefeito Jucenir Leandro Stentzler; dos vereadores José Pasqualotto e Sansão Pinheiro; secretários municipais; representantes do Conselho Municipal de Saúde; servidores públicos da saúde e a imprensa.
![]() |
03/06/2019
Capitão Aparecido recebe homenagem pelos serviços prestados a Palotina [VÍDEO]
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 |
![]() |
03/06/2019
Arraiá Rock no Pelin atrai grande público e é um sucesso [VÍDEO]
O evento aconteceu no sábado, dia 5 |
![]() |
03/06/2019
Missão tilápia cumprida com sucesso
De tenente do Exército a piscicultor, Pedro Lessa produz um milhão de tilápias por ano |