Produtores encerram a colheita do milho safrinha em Palotina
Palotina - Os agricultores de Palotina estão na fase final da colheita do milho safrinha (segunda safra). De acordo com o técnico agrônomo da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Palotina, Eduardo Wammes, foram plantados no município cerca de 45 mil hectares de milho safrinha com previsão de produtividade inicial de 250 sacas por alqueire.
Porém com alguns percalços durante a safrinha, o milho teve queda da produtividade inicial e em relação ao ano passado ficando na média em torno de 200 sacas de produtividade por alqueire. “Houve atraso no plantio do milho safrinha, estiagem e ocorreram ventos fortes no município que ocasionaram a queda do milho nas lavouras dificultando a colheita, além de alguns pontos isolados de geadas. Contudo, há lavouras em que a produtividade ficou acima das 250 sacas previstas e o preço do milho se manteve estável para comercialização. Vamos aguardar o levantamento dos dados pelo Deral (Departamento de Economia Rural) sobre o milho safrinha”, destaca Eduardo.
Safra de trigo
Em relação à safra de inverno em Palotina, o técnico agrônomo da Emater, Eduardo Wammes ressalta que a área plantada neste ano, dobrou em relação ao ano passado. Foram plantados dois mil hectares de trigo no município, que está em fase de maturação e deve iniciar a colheita no mês de setembro com relevante expectativa de produção inicial de colheita em torno de 120 sacas por alqueire. “ O trigo além do valor comercial que está atrativo, dos valores na alimentação é utilizado para rotação de culturas, sendo utilizado como adubo nas lavouras”, diz Eduardo.
Vazio sanitário
O período do vazio sanitário no Paraná iniciou em 10 de junho e até o dia 10 de setembro, os agricultores estão proibidos de plantar ou manter plantas vivas de soja no estado, em propriedades rurais e estradas. Quem não cumprir a determinação pode pagar multas.
A medida é evitar o aparecimento do fungo causador da ferrugem asiática, doença que ataca a cultura e causa sérios prejuízos aos produtores. O Paraná é o segundo maior produtor de soja do país. Após esse período, os agricultores podem iniciar o plantio da soja para a safra de verão. Os produtores que estiverem amparados por operações de custeio e seguro agrícola deverão obedecer ao zoneamento agrícola, em que somente poderão fazer a semeadura da soja após o dia 10 de setembro. O zoneamento agrícola é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos na agricultura.
![]() |
02/09/2018
Capitão Aparecido recebe homenagem pelos serviços prestados a Palotina [VÍDEO]
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 |
![]() |
02/09/2018
Arraiá Rock no Pelin atrai grande público e é um sucesso [VÍDEO]
O evento aconteceu no sábado, dia 5 |
![]() |
02/09/2018
Missão tilápia cumprida com sucesso
De tenente do Exército a piscicultor, Pedro Lessa produz um milhão de tilápias por ano |